Genes

Sou muito medricas, sempre fui, a um nível capaz de superar qualquer ideia que vocês tenham.
Lembro-me de ser pequena e de uma tia dormir comigo, porque tinha demasiado medo para dormir sozinha.
Depois fui crescendo e ouvindo sempre que um dia ia perder os medos, que era normal uma criança ter medo, mas hoje com 25 anos tenho tanto ou mais medo de quando era pequena. Não da mesma forma, diferente, mas mais consciente, mais assustador.
O medo mais comum, elevadores, não ando e se por alguma razão sou obrigada a tal (acontece no máximo 1x por ano vá que não sou gaja de me deixar levar) falta-me o ar e toda eu tremo. Depois, tenho um pavor tão grande ao escuro que nos dias de hoje ainda durmo com claridade, (geralmente opto pela tv ligada toda a noite), quando a luz falha é um desatino que passo a noite a olhar para a luzinha do telemóvel, e quando em festas decidem fazer a gracinha de apagar as luzes até o ar me falta.
Tenho medo de tar sozinha em casa, á noite pois tá claro, não gosto nem nunca gostei; fico a noite acordada a ouvir todos os barulhinhos e a tentar perceber quais podem ser uma ameaça. A ideia de ter uma casa grande, sempre foi reprovada por mim, acho que ia ter medo.
Mais recentemente, coisa de 3 anitos para ai, descobri que tenho medo de outras pessoas, não em jeito de fobia, mas medo de desacatos na noite, de andar nas ruas e ser assaltada, ou de haver confusões em locais de passagem quando já é mais demanha do que de noite.

Hoje descobri que a minha avó era assim,
Que o meu pai desde criança que é assim,
E eu sou assim.......

Malditos genes.

9 comentários

  1. Olá, boa-noite, Frutinha.
    Alguns desses medos são razoáveis, outros não. A si compete, já que os reconhece, livrar-se deles e não pensar que é um caso genético.
    Sabe que os maiores medos na verdade não existem, mas são provocados por um estado de elevada ansiedade? E Stress também contribui muito.
    Não deixe a TV ligada. É má habituação para lá de complicar a sua saúde. Já viu essa luz intermitente que umas vezes é mais viva e outras quase se apaga?
    Por que não compra um gatinho, ou mesmo um desses cãezinhos pequenos, peludinhos, de apartamento e que gostam de dormir aos pés da dona? Em pouco tempo vai-se habituar a ele e sem dar conta está a falar com ele e perde esse medo que não tem razão de existir.
    Ouça boa música ao deitar-se e enleada nela vai dormir sem grande esforço.
    Faça o que mais gostar, mas mentalize-se que terá de deixar esse medo que, se pensar bem, verá que não é racional.
    Desejo que já se encontre bem da sua gripe e que tenha um bom FDS que se aproxima.
    Os meus cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Eu também sou muito medrosa... um destes dias um professor explicou que muitas vezes as pessoas que cuidaram de nós desde crinças (geralmente os pais), é que nos transmitiram esses medos indirectamente, e fomos aprendendo a reconhecer perigo onde às vezes nem existe. Segundo ele, os pais são os responsáveis por quase tudo, para o bem e para o mal. E eu concordo !

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bem, se os pais forem culpados, eu definitivamente não tenho a quem sair... Tenho agorafobia, a minha mãe sofre de claustrofobia que é quase o oposto. o.O
    Ela também se sente mal em elevadores, já eu sinto-me bem, desde que não estejam cheios de gente.
    Mas bem, eu tenho tanto medo da dor física que o meu organismo desmaia, como uma reacção exagerada do sistema nervoso. Creio ser mais medricas do que tu então! x) *
    Mas os gatos fazem bem à Ansiedade.

    P.S. Os genes são uma maldição às vezes. o.O

    ResponderEliminar
  4. E medo duma bela trovoada à noite ? ...brrr..!

    ResponderEliminar
  5. Por acaso tb partilho de uns quantos medos, alias sou bem medricas, e embora até seja da opinião que os nossos pais nos transmitem muita coisa, nesse aspecto não creio.
    Desde k me lembro sp tive mt medo de dormir sozinha e sempre o fazia com uma luz de presença..
    Hoje em dia habituei-me de tal forma á TV que até acho que já não consigo dormir sem akele barulho de fundo.
    O ficar de noite sozinha tem dias, há dias que estou tão entretida que nem me lembro, tenho outroa que todos os barulhos me põem em alerta =)
    Outra coisa que stresso muito é

    Também acho k sou um bocadinho agorafóbica mas ando a trabalhar para que o deixe de ser, por isso vamos a ver hihih

    Gostei do blog*

    ResponderEliminar
  6. Quando era pequena, tinha um pavor enorme do TeleJornal. Era horrível, eu via uma casa a arder e à noite tinha pesadelos em que a minha casa ardia também! Via imagens de gerras e ficava aterrorizada só de imaginar que um dia podia viver aquilo... Horror. Tinha medo do escuro, apesar de não conseguir dormir com claridade (estranho, mas é verdade)...
    Curiosamente, não conheço ninguém na familia assim, lol

    ResponderEliminar
  7. Eu tambem sou tao medricas. Oh pah, a sério. Mas acho que tenho ligado pouco a esses medos. Maior parte dos teus medos sao os meus, eu habitualmente adormece com a tv ligada em temporizador, mas ha dias em que fico mesmo as escuras. So o faço porque tenho a certeza que ninguem vai entrar, ou porque nao acontece nada. O meu maior medo é ser assaltada em casa ou assim. Ai sim, desde que la em casa andaram a tentar assaltar o restaurante (que fica no msm sitio onde moro) as coisas mudaram, ainda por cima a minha janela fica ao nivel do chao, logo quem olhar ve-me (sim porque nao tenho cortinas, a janela é pequena) tens noçao que durmo encostada a parede sem me mexer? Atenta a todos os barulhos!!! Penso sempre que tenho alguem a observar-me, é do pior. Cada vez q vou a casa prometo que trato de arranjar a cortina pra la mas depois acontece sempre algum imprevisto.. Em relaçao aos elevadores, a semana moro no 5 andar. Tenho medo de andar de elevador mas prefiro usa-lo nem so para nao ter q subir aquelas escadas todas..

    ps. sou nova aqui no mundo dos blogs. ja te adicionei no meu blog e espero que nao haja problema. é que ja conhecia o teu blog e gosto muito dele. :) *

    ResponderEliminar
  8. Boa noite. Adorei o seu blog. *-* Passa no meu?
    P.S.: Estou seguindo.

    ResponderEliminar

Desabafa que faz bem à alma