Dia Mundial da Poupança - Dicas de poupança

Diz que é hoje.
Com a austeridade, sim porque diz que agora não é crise mas sim austeridade, é cada vez mais importante conter os gastos e poupar. Poupar no verdadeiro sentido da palavra. Desde nova que o faço e agora continuo. Aqui ficam alguns dos meus hábitos de poupança:
  • Tenho um PPR
  • Tenho uma conta poupança a 3 anos renovável com dinheiro que faço questão de me esquecer que existe (pode-se dizer que este sim, é o meu pé de meia)
  • Tenho uma conta poupança a 6 meses que vou renovando.
  • Todos os meses tenho o cuidado de assim que recebo o ordenado colocar parte desse valor numa conta poupança a 30 dias que vou renovando sempre. Quando a conta de cima (a de 6 meses) vence... junto o valor dessa mesma conta ao valor que fui juntando nos últimos 6 ordenados e renovo novamente a conta poupança a 6 meses, com os dois valores juntos. (exemplo em numeros: conta a 6 meses com 1000 euros. Todos os meses colocar 100 euros de parte. Ao final de 6 meses tenho 1000 + 600. Pode-se fazer nova aplicação a 6 meses desta vez com 1600 euros disponiveis. (valores apenas para exemplificaçao))
  • Tenho o famoso mealheiro, e neste caso é uma lata de metal para que não caia na tentação de ir la rabiscar umas moedas. Nela coloco trocos que as andam na carteira, dinheiro que as vezes levantei para alguma coisa mas que acabei por nao utilizar todo e antes que caia na tentaçao de o gastar coloco na lata; coloco dinheiros que me dão de presente nos anos e natal, coloco dinheiros que não fazia conta com eles (por exemplo adsense, ou ajudas de custos de alguma coisa, etc etc) Esse dinheiro normalmente é usado para presentes de natal ou ferias. O que sobrar, se sobrar, juntas-se às contas poupança.
  • Depois é contenção.... nas compras, nos presentes, nas férias, e por ai fora.

Digam-me lá tem hábitos de poupança? Tem algum bom bom que não esteja aqui mencionado?
Se não tem hoje é um bom dia para começar :)

4 comentários

  1. Tenho uma conta que praticamente não uso, tal como tu, esqueco-me que ela existe e outra que é a que utilizo frequentemente, mas cada vez menos. E tenho um porquinho onde meto umas moedas de vez em quando, e com isto se junta bom dinheiro :)

    ResponderEliminar
  2. eu poupo mas não tenho tantas contas poupanças. tenho duas mais um mealheiro.

    bjokas*

    ResponderEliminar
  3. Excelentes dicas de poupança (algumas das que aplicas, também sigo ;))! Nestes tempos que correm, temos de ter ainda mais atenção do que habitualmente às poupanças por são mesmo necessárias e o futuro que nos espera não parece ser melhor que o presente...

    ResponderEliminar

Desabafa que faz bem à alma