[Minimalismo - Reduzir ao essencial] Mais uma tarde de arrumação e organizaçao

O meu caminho para reduzir ao essencial continua e este fim de semana levou mais uma valente volta. Sentia-me inspirada e com genica e meti mãos ao trabalho. Abri as janelas para deixar entrar o solinho tímido, meti uma musiquinha e comecei pelas gavetas das camisolas. Tirei as camisolas todas para a cama e limpei as gavetas uma a uma.
Depois foi hora de fazer o mais difícil. Dei uma primeira volta a eliminar tudo o que não usava porque não me servia ou porque já não gostava. Depois de isso feito dei mais uma volta, e fiz montinhos de camisolas para as colocar separadas nas gavetas
* Camisolas de verão semana
* Camisolas de verão fim-de-semana
* Básicos
* Camisolas malhas semana
* Camisola malhas fim-de-semana
Assim é mais fácil de procurar cada vez que quero "aquela" camisola, e escusado será de dizer que quando dei esta segunda volta houve mais umas camisolas que saíram fora. Ainda fiquei com muito é verdade, mais do que devia, mas um passo de cada vez... Daqui a umas semanas volto a analisar a roupa a ver o que continuo sem vestir porque não gosto.
Depois abri o armário das malas e assim só a olho tirei 2 malas que não gosto nem uso, esta parte vai ficar para arrumar mais tarde, fiz o mesmo no do calçado.
No total juntei isto ao caixote para dar: (camisolas, malhas, malas, bolsas diversas, carteiras, molas, chinelas e até um compasso)
E porque estava com a genica toda, fui enfiar-me na cozinha onde temos dois gavetões enormes de tralha.. A tralha da casa. Havia lá de tudo e era ver-me a colocar coisas para o lixo, outras para o lume e outras para dar. A minha mãe estava incrédula sentada ao meu lado a ver tudo. Ela tem a mania de guardar tudo, literalmente tudoooooo. É um stress. No final agradeceu-me porque realmente ficou tudo com um aspecto impecável. Esvaziei uma gaveta por completo, e a outra ficou apenas com umas coisitas (manuais, fita métrica, fita cola e pouco mais)
Livrei-me literalmente de quilos de papel, juntei um saco cheio de coisas para ao lixo, juntei mais telemóveis, carregadores e comandos ao saco que vai para o electrão e ainda juntei um montão de materiais para levar para o pessoal do escritório (dossiers, micas, canetas, bloco notas, fitas colas para encomendas, etc)
Posso vos dizer que foi uma tarde daquelas, em pouco mais de 2h despachei tudo. Estava-me mesmo a apetecer e fiz tudo sem sacrifico nenhum!! No final senti-me feliz por me desfazer dessas coisas e sem duvida que me senti mais leve. Ainda tenho mais coisas pela frente, muitos armários à minha espera, mas aos poucos e poucos tudo se irá compor.

8 comentários

  1. Todos os anos tiro tudo dos armários e faço uma selecção. Aquilo que não quero, dou. E assim fico com mais espaço para coisas novas ahahahah ***

    ResponderEliminar
  2. Para a semana que vem é a minha vez :) E colocar as camisolas de semana numa gaveta, e as de fim de semana noutra é uma excelente ideia, nunca tinha pensado nisso :) Boas arrumações!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns linda! Este mês tem sido só destralhar! Também tenho feito o mesmo mas de uma forma mais suave... num instante vais chegar aos 500, eu disse!! :)

    ResponderEliminar
  4. sabem-me tão bem esses ataques de destralha! adoro :) e no fim sabe tão bem a sensação de dever cumprido!
    ***

    ResponderEliminar
  5. Eu preciso de fazer isso no roupeiro, apesar de estar organizado, tenho roupa que não visto há algum tempo mas tenho pena de me desfazer dela. Mesmo que dê tenho pena porque não sei como a irão tratar ! ;) e deitar para o lixo, nem pensar !!! enfim...

    ResponderEliminar
  6. Karina sem acento: Também costumo fazer isso nas mudanças de estações, mas acabo sempre por guardar quase tudo :S Agora é diferente... eheh

    ***

    ArtiKoisas: Essa ideia surgiu-me quando estava a arrumar, porque assim é bem mais fácil encontrar aquelas camisolas que queremos vestir sem ter de andar a abrir e fechar 5 ou 6 gavetas.

    ***

    Sini: Obrigado!! É verdade, este mês ando-lhe a dar bem ehehe... por este andar acho que passo é os 500 artigos.

    ***

    t: É mesmo!! mas gosto de o fazer quando me dá assim estes ataques porque não custa mesmo nada a fazer as coisas!! :)

    ***

    Organização cá em casa: Também me falta ainda o roupeiro, e as gavetas das calças... mas com calma vou dando volta a tudo! Também me custava desfazer das coisas mas agora penso, é melhor ter menos e bem organizado para usar tudo, do que ter montes de roupa a monte e nao usar nada :)

    ResponderEliminar
  7. é sempre bom fazer uma limpeza assim de vez em quando, eu faço umas duas vezes por ano ;)

    ResponderEliminar
  8. MaGu: Tambem costumava fazer, era nas mudanças de estação, mas agora vou fazer com mais regularidade... 1x por mês talvez...

    ResponderEliminar

Desabafa que faz bem à alma