[About me] Como engordei, e como quero mudar de vida.

Porquê esta minha obcessão de perder peso e de uma vida saudavel? 

Há coisa de dois anos estava com cinquenta quilos, embora estivesse com menos peso porque habitualmente ronda os 53/54 e ai sim, sinto-me bem, gosto do meu corpo e de me olhar ao espelho.
Actualmente estou com 66; e já estive sessenta e oito antes de começar o ginásio. Ganhei-os assim de-repente, num espaço de um ano passei de umas calças 34/36 para uns 42. Foi o horror.
Não me conseguia olhar ao espelho, não ia à praia porque me sentia terrivelmente mal e detestava toda a roupa. O motivo de ganhar tanto peso em tão pouco tempo? Ainda hoje não sei bem ao certo, embora desconfie que foi um culminar de varias coisas.

Há cerca de um ano comecei a tomar anti-depressivos e calmantes, medicamentos que por si só já tendem a "inchar" as pessoas e como se não bastasse davam-me um sono terrível. Não conseguia trabalhar, não conseguia pensar e quaisquer cinco minutos que eu tivesse era passados na cama a dormi, fossem que horas fossem. Lembro-me que trabalhava ao sábado, saía pelas seis da tarde e era certo e sabido que mal chegasse a casa ia dormir até lã para as nove da noite, para depois sim poder ir sair; e ainda assim arrastada.
Os meus dias eram trabalhar, comer e cama. Passei meses nisto. Claro está que não fazer exercício não faz bem a ninguém, e então encher a barriguinha e ir logo, mas logo (as oito da noite estava a dormir) para a cama, piorou as coisas. Ganhei um, ganhei dois, e quando fui a ver estava com mais de dez quilos em cima assim do nada. Claro que a alimentação também não era a melhor, mas quem é que tem pachorra em pensar em alimentação saudável quando anda assim? Com sono e sem paciência para nada.

No verão voltei ao médico, mudou-me a medicação e basicamente ralhou-me. Porque não pode ser assim, porque ganhei muito peso, porque estou mal assim, porque perco saúde, e pardais ao ninho. Diz que quando lá voltar tenho de estar com menos peso. E isto foi uma espécie de abre olhos e pensei Vânia, tens de te mexer.

Inscrevi-me no ginásio e estou a aprender a alimentar-me. Ainda estou longe, tão longe, em quase meio ano ainda só perdi 2kg, uma desilusão que me deitou abaixo e chorei. Chorei muito neste final de ano.
Mas com o início do ano, pensei que não podia desistir agora, o mais difícil já tinha feito, que era mudar... começar! Por isso lá continuo no ginásio, uns dias com força de vontade do tamanho do mundo, outros dias chateada e com vontade de mandar tudo à fava. Comecei a reaprender a alimentar-me, fiz montes de pesquisas, alias, continuo a fazer, falei com diversas pessoas e cá estou a dar um passinho de cada vez; a fugir dos doces e a obrigar-me a ir para as frutas, para os legumes. E são tão bons!!! É mesmo uma questão de preguiça, de falta de hábito numa vida saudável.

Mas estou decidida, estou decidida que este ano é que é. Que se o ano passado só perdi dois quilos, este ano quero chegar ao verão entre os 60 e os 62. Quero sentir-me bem. Quero sair e mexer-me sem vergonhas. Quero gostar de mim, do meu corpo. Quero ir à praia.




11 comentários

  1. Não desesperes querida, pq não perderes muito peso, mas certamente a tua massa gorda tb se transformou em massa muscular. o peso quando se anda no ginásio é muito relativo.
    Mas não desistas e tira essa obsessão do peso da cabeça e pensa no ginásio como algo benéfico para a tua saúde. De certeza que se veres fotos antes de entrares no ginásio e agora vais notar diferença e isso foi fruto do teu trabalho.
    Bj linda! E força :)

    ResponderEliminar
  2. e vais conseguir... com essa motivaçao... estás no caminho certo... e vais gostar de ti muito mais... nao te deixes abater por uns quilinhos a mais... depressa eles vao desaparecer... beijinho e força

    ResponderEliminar
  3. Já estive quase na mesma situação que tu, em que me vi chegar aos 60kg num abrir e fechar de olhos... quando o meu peso ideal é por volta dos 50kg! Comecei a ter cuidado com a alimentação e consegui emagrecer, penso que em pouco mais de meio ano perdi tudo o que desejava! O problema é que chegando ao peso ideal tenho tendência a deixar-me desleixar e alguns quilinhos voltam... tenho andado nisto nos últimos tempos. Mas nunca mais voltei à barra dos 60kg... agora ando a tentar voltar aos hábitos saudáveis, o que não é nada fácil... mas vou tentando ;)
    Força!
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Muita Força! Aconteceu-me exatamente a mesma coisa (apenas substituindo os antidepressivos por cortisona)! Em Março do ano passado decidi fazer dieta, pela primeira vez em 37 anos, e graças a Deus consegui resultados!
    Tive a ajuda de uma nutricionista ...e aprendi a comer! Não voltei a ter cinturinha 36 , mas aprendi a gostar de mim assim...com cinturinha 38!Boa sorte!

    ResponderEliminar
  5. Também passei por uma situação semelhante e num instante cheguei a ter mais 8kg me cima. Obtive bons resultados seguindo o livro da Nutricionista Ágata Roquette (dieta em 31 dias); para além de ginásio e outros hábitos, ajudou-me imenso :)

    ResponderEliminar
  6. @AlgodaoDoce: Curiosamente ainda nao fiz isso de ver as fotos, embora nao tenha tirado nenhuma especifica para o efeito tirei várias nas ferias que foi duas semanas antes do ginasio, portanto servem na perfeiçao. Tenho de itrar umas um destes dias para comparar :)

    ***

    OutraMaria: Obrigado! :) Espero bem que sim, que esteja no bom caminho e consiga voltar ao "normal" mas tem sido muito custoso :/

    『♥』Desabafos e Coisas - Blog『♥』
    『♥』Desabafos e Coisas - Facebook『♥』

    ResponderEliminar
  7. @PetiteBlonde: Pois, penso que depois de adquirir habitos saudaves a coisa se torna mais facil, é o que estou a tentar. Mas é tão dificil.

    ***

    Anonimo: oh oh, para já ficava contente com uma cintura de 38, pois continuo na 42 :/
    Ah também ja tomei injecções de curtisona.

    ***

    @MundoemVida:eu já li um dos livros da Ágata, e gostei bastante, agora é colocar em pratica o que aprendi lá, o que já não é tão facil. MAs chego lá, ah se chego.

    『♥』Desabafos e Coisas - Blog『♥』
    『♥』Desabafos e Coisas - Facebook『♥』

    ResponderEliminar
  8. Opá...gostaria de te deixar umas palavras de conforto...mas olha não sou a melhor pessoa para dizer o que quer que seja...ano numa luta igual, ou pior :/ Mas vamos conseguir!

    ResponderEliminar
  9. Muita força e boa sorte. Pelo menos já tens motivação e isso já é meio caminho andado.

    Bj*

    ResponderEliminar

Desabafa que faz bem à alma