Comida saudável - Uma escolha - Uma vida



Cada vez que vou almoçar fora de semana fico chocada. Chocada com aquilo que as pessoas comem. Sim porque uma coisa é uma jantarada de amigo num sábado a noite em que nos permitimos assim a umas loucuras no que toca a alimentação, outra coisa, é durante a semana, na hora de almoço do trabalho onde se supõe que as pessoas comem coisas mais saudáveis.

É raro almoçar fora de semana, geralmente almoço sempre na cozinha do local de trabalho, é tenho essa coisa boa de estar totalmente equipada, ainda assim quando vou almoçar fora, e como só tenho 1h de almoço opto quase sempre por o mesmo restaurante. É perto, tem bom acesso e estacionamento, funciona tipo cantina com vários pratos à escolha é portanto rápido e com várias opções.

Sempre que vou lá é quase certo que como peixe. Peixe grelhado, assado no forno, o que for; acompanho sempre com muita salada e uma batatita ou duas. Gosto pronto. Habituei-me de tal forma a comer comida saudável que não consigo optar por outra coisa para uma refeição que se quer saudável e equilibrada.

Depois sento-me a degostar o belo do almoço e observo as meses à minha volta. Fico sempre chocada com as escolhas das pessoas. Mesmo havendo peixe, quase a totalidade das pessoas opta pela carne e mesmo havendo salada de vários tipos, ainda há pessoas que optam por não a pedir nem comer. De notar que se paga o mesmo com ou sem salada, o preço é por prato. Portanto é mesmo uma escolha de não comer salada porque não tão para ai virados.

hoje ainda reparei uma coisa curiosa. Enquanto eu comia peixe com salada, à minha frente estava um rapaz que comia carne com salada, ele de estatura média assim a pender até para o magro. Na mesa ao lado uma senhora que comia uma pratada de empadão de carne com batatas fritas. Sim leram bem. Pois digo-vos que a senhora tinha bem uns 20 a 30kilos a mais do peso "ideal". 
Portanto não me lixem, muitas das pessoas que tem peso a mais, tem-no por más escolhas de alimentação. Qual comer peixe com salada? enfardar carne com batatas fritas é que é... pa encher o bandulho.

E podem-me bater, mas é a opinião que tenho. E olhem que tenho la em casa um caso desses. A minha mae devia perder bem uns 20kilos e anda-se sempre a "chorar" porque quer perder peso e não consegue. Mas nunca a vi optar por peixe em vez de carne. E passam-se meses sem a ver comer uma salada. 
Portanto como existe ela, acredito que muita gente seja assim. Tem peso a mais porque não tão virados para aprender a alimentar-se correctamente.

Eu própria alimentava-me mal, e em um ano desde que mudei, já la vão 12 kilinhos. So tenho pena de não ter aberto a pestana mais cedo.


mais sobre o meu dia-a-dia 

14 comentários

  1. Tens toda a razão. Eu confesso que nem sempre faço as melhores escolhas, mas tento comer algumas coisas mais saudáveis para ir equilibrando a coisa. Não pretendo perder peso mas também não quero aumentar, e até por uma questão de saúde acho importante termos em atenção aquilo que vamos comendo... E de facto concordo contigo: há muita gente que pretende perder peso mas também não se priva de comer determinadas coisas ou, pior, passa que tempos sem tocar numa peça de fruta, em saladas ou em vegetais. E o problema é que, para além do peso a mais, a própria saúde se vai degradando pela falta de uma série de nutrientes que deveríamos consumir com regularidade. Acredito que seja precisa bastante força de vontade para alterar alguns hábitos alimentares - contra mim falo: disse-te logo de início que não sou exemplo neste campo - mas acho que também temos que ter em consideração que o "preço" a pagar por se comer (constantemente) mal não é nada agradável...

    Os meus parabéns pela tua força de vontade e pelos kg já perdidos :)

    ResponderEliminar
  2. @JO: sim, não vou mentir, no inicio a mudança foi muito difícil. Apetecia junkfood e tinha de optar por uma coisa mais saudável. Agora, faz parte de mim, faço as escolhas já sem pensar pois como costumo dizer, não fiz dieta, eu aprendi a comer saudável e isso pode custar no inicio mas torna tudo mais fácil e simples a longo prazo.

    Claro que ainda como doces, e comidas que não lembra a ninguem, mas deixo isso para as jantaradas de amigos ao sábado à noite, é como que o dia do crime :D

    ResponderEliminar
  3. Ontem estava a ver um programa em que as pessoas tem excesso de peso e são operadas para ajudar na luta contra o peso e o caso que deu deixou-me "chocada" a senhora teve toda a ajuda e mais alguma mas não continuou e encher-se de porcaria, fritos, molhos, bolos enfim.
    Quando se tem ajudas e as pessoas não conseguem é porque não querem mesmo

    ResponderEliminar
  4. Eu ando a tentar comer melhor e a evitar passar montes de horas sem comer coisa que costumo fazer imenso e só faz mal! :S

    ResponderEliminar
  5. Os hábitos e comer saudável começam em criança, em adulto é bem mais difícil de mudar, mas é mesmo uma questão de força de vontade. Sempre comi de forma saudável e hoje aos 41 anos peso os mesmos 52 Kg que pesava aos 20 anos.Claro que custa menos, porque estou habituada, fui educada assim, a minha mãe é assim, os filhos acabam por também o ser.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Boa :) Gosto da tua determinação :)

    Portuguese Girl with American Dreams
    http://fromportugaltonyc.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. @Eva Luna: tem de ser :D :D

    ***

    @Mary: pois é!! claro que ha pessoas que tem mesmo algum tipo de doença que torna a perda de peso muito penosa, mas ha muitaaaa gente, a maioria, que só tem peso a mais por maus habitos alimentares... e sedentarismo.

    ***

    @Susie: sim, também é importante comer várias vezes ao dia. Eu tenho faze-lo de 2,30 a 3h... :D

    ResponderEliminar
  8. @Na provincia: sim, assim é bem mais facil pois é algo que cresce connosco. Eu tive de aprender a alimentar-me, pois cá em casa (dos meus pais) nunca houve o habito de uma alimentação saudavel.... infelizmente.

    ***

    @DianaSantos: obrigado :D

    ResponderEliminar
  9. Como te percebo!!! E q saudades das cantinas em Portugal. Aqui nunca há peixe, tipo nunca. As sopas são horríveis e cheias de pimenta. As vezes como salada mas almoço frio todos os dias de inverno n da. As vezes há uns pratos pequenos de massas ou frango grelhado, na maioria só porras fritas e caril. Por estar fora de casa a semana toda tb n da pra trazer almoço pfff. Qdo posso ao jantar e sopa ou peixe, duas coisas pelas quais ando a salivar. Q saudades da nossa sopa e do nosso peixe!!!!

    ResponderEliminar
  10. eu concordo contigo, ser forte/gordo é de família (como se costuma dizer), todos gostamos de comer, eu opto por comida saudável e faço exercício sempre que posso mas o problema é a minha medicação do coração que tem cortisonas e outras à base dela, que torna muito complicado manter um peso ideal, quando o meu peso está a subir não por falta de cuidado mas por não poder largar a medicação. tenho apenas 6 quilos a cima do peso ideal, mas já cheguei a estar 20 a cima do ideal, é chato...

    ResponderEliminar
  11. @MissLily: ahh pois, as vezes ate podemos nem ligar muito a uma comida, mas quando ficamos sem ela passamos a ter tantaaas saudades :D :D

    ***

    @Mrs Pixão: claro, como disse, claro que infelizmente depois ha as pessoas com problemas de saude e é isso que as fazem ter peso a mais, ainda assim na nossa sociedade cada vez mais ha pessoas com excesso de peso por falta de cuidados. Mas ha outros casos claro.
    A ti so te posso deseja muita força e persistência!! :D acredita que consegues te manter :D

    ResponderEliminar
  12. O problema da alimentação é mesmo esse... é que a comida rápida é mais acessível (está em todo o lado e é bem mais barata) é "mais saborosa" e não é preciso pensar... Tem que ser mesmo uma questão de filosofia de vida!

    ResponderEliminar
  13. @APIMENTA: Pois é como eu. É rarisssimo comer alguma coisa frita, até porque sinceramente nunca fui fã, caem-me mal no estômago. ando a fugir é dos guisados que fazem tão mal. uiii.

    ***

    @GUILHIM: É mesmo. A fastfood é isso mesmo, rápida e acessível. O que mais me custa é a comida mais saudável em alguns casos ser tão mais cara. Va-se lá entender....

    ResponderEliminar

Desabafa que faz bem à alma