a Dieta da minha mãe

A minha mãe sempre teve algum peso a mais, mas com aparecimento da doença dela, da cirurgia e da medicação a coisa só tem vindo a piorar. Actualmente está com 70kg mas sendo que é baixinha está bastante acima do peso recomendado.
Nos últimos anos volta e meia la fazia umas "dietas". Ora bebia água com limão em jejum, ora fazia a dieta não sê do quê, ora dava umas caminhas. Mas posso garantir que nenhuma durou mais que uns dias. Porque era difícil, e acima de tudo porque dava trabalho.

Custa-me vê-la como está, por isso tenho vindo a azucrinar-lhe a cabeça todo o santo dia. Ao ponto de ontem ter ido a uma consulta da especialidade e ter começado oficialmente de dieta.

Digo-vos vem com um regimento que não o queria para mim, não pode comer mil e uma coisas, mas pode comer outras tantas que não tinha por habito comer. E ela lá começou. Começou por comprar coisas saudáveis cá para casa; e hoje foi o primeiro dia em toda a minha vida, que vi a minha mãe a não comer hidratos de carbono à refeição. Em que em vez de uma pratada de arroz, comeu feijão verde cozido. E gostei de ver.... 

É difícil, conhecendo-a como conheço, lá para o quarto.. quinto dia vai resmongar, dizer que não consegue, e que ela não pode fazer estas coisa e ble ble ble. Mas desta vez também sei que vou ter que ter calma, e que em vez de começar a discutir e dizer para ela fazer o que bem entender, vou ter que ter paciência e explicar que é difícil mas que no fim vai valer a pena; que é difícil mas temos que levar um dia de cada vez; e depois quando damos por ela deixa de ser uma dieta e passa a ser um estilo de vida.



Segue-me em: [ Facebook ] [ Instagram ]

1 comentário

  1. É muito complicado quando as pessoas não querem fazer esse esforço... A tua mãe já foi à consulta, já começou a dieta: já está a dar os primeiros passos!

    ResponderEliminar

Desabafa que faz bem à alma