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[[[ Por Frutinha - Vânia Filipa ]]]

Plano de Treino

2 de julho de 2015
Depois do ultimo mês ser um bocado baldas no ginásio por me ter dedicado só as corridas, nada melhor que o final/inicio do mês para voltar a entrar nos eixos.

Achei que para começar o mês mesmo em bem era estipular um objectivo, um plano a seguir. Funciono melhor assim do que "deixar andar". A ideia é praticar desporto além do ginásio. 
Deixei as corridas longas de parte e dediquei-me as curtinhas, àquelas que se fazem num rapidinho; ando melhor assim. Que isto de corridas longas seguidas de dias de ginásio, e outra vez.. e outra vez, sem dias de descanso, "matam" uma pessoa.

Agora o plano é outro.
Ginásio 2 a 3 por semana, segundas para começar a semana em grande, quartas e talvez às sextas.
Mini corrida seguida de um plano de exercícios às terças e quintas.

A ideia é as terças e quintas serem mesmo softs, até porque são uma especie de "rest day". Passam apenas por fazer aqui um circuito ao pé da minha casa, coisa de 3km que se faz num rapidinho, seguido de um plano de exercícios curto só para "aquecer" os músculos.

Idealizei este plano, simples com apenas 2 sequências, ainda assim hoje acabei por fazer só um, porque lá está a ideia é ser rápido e calmo só para queimar umas calorias; porque plano em força é no ginásio. Se me meto com muita coisa em casa farto-me que é um instante.

Hoje foi:
3 km corrida
Sequencia n.1 : 15 flexões + 20 abdominais completos + 20 agachamentos com salto (repetir tudo até ter 3 repetições de cada)
Alongamentos

A ideia é demorar no máximo 45min a 1h a fazer tudo isto (corrida + plano + alongamentos) e assim a coisa faz-se num instante sem massacrar muito a nível de tempo, que para isso já chega o ginásio. Terças e Quintas serão dias para fazer outras coisas para além de exercício.

Só para dar ainda mais forcinha, criei um calendário onde aponto os exercício..... Vamos lá a ver quantos bonequinhos consigo meter no calendário este mês.

No calendário não está, mas esta semana comecei mesmo em grande. Domingo fiz ainda 35km btt e na segunda 2h de ginásio. Upaaaa. 
Sintam-se a vontade para "roubar" o calendário e enche-lo de bonequinhos; assim como o plano das sequências. Entretanto irei "magicar" mais algumas sequências que em tempos fiz no ginásio noutro planos, para poder ir mudando. Posso partilhar se quiserem. 


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2 comentários on "Plano de Treino"
  1. És tu que fazes os teus planos? Eu vou andando de bike, correndo, fazendo um Insanity, também estou virada para ser mais organizada no meu exercicio diário...

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  2. @N: fiz apenas o plano acima, ainda assim é baseado em planos que tenho no ginásio. No ginásio os planos são todos elaborado por um profissional.

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