A minha agenda - Método GTD

Lembram-se deste post? Pois cá vai.
Este vai ser um post longo com a explicação de um método que para já estou a gostar muito.

Sempre tentei ser organizada, tive mil e uma agendas mas na realidade nenhuma funcionava comigo. Aquilo de ter só os dias da semana com datas incomodava-me até porque compromissos a bem dizer não tenho muitos. Depois passei para os blocos de notas, tinha dois, um a nível pessoal, outro a nível profissional, mas a coisa não se tornava prática e às tantas perdia informação entre dois blocos. Mas andava ali um tanto perdida a perceber que precisava de uma forma de me organizar mas sem saber bem como.
Foi então que conheci o Método GTD, no blog da Rita, tenho-o usado nas ultimas semanas e tenho me organizado muito bem. O melhor é que é versátil, adapta-se a qualquer pessoa e a qualquer vida. Eu própria ainda tenho vindo a optimiza-lo da melhor forma.

Comecei por arranjar um dossier A5, canetas, folhas e divisórias. Tenho também um envelope de plástico que furei, e é onde guardo as canetas, post its, e também todos os papelinhos que me vão chegando às mãos e que não posso organizar naquele momento (receitas, recibos, facturas, cartões.. etc etc. Enfio para lá e logo que possível trato ou arrumo).
O meu dossier é simples, rosinha, como eu gosto.
Quanto aos separadores, começamos pela secção INBOX.
Aqui é onde coloco todo o tipo de informação que me vai chegando e que não posso efectuar naquele momento ou estou sem tempo ou local de organizar a informação. Aponto recados, números de telefone, ideias. Etc etc. Aqui é o local onde aponto todas as ideias soltas que me chegam ou que tenho para mais tarde organizar. Como diz a Rita e bem, é como uma caixa de entrada de um email. Chega todo o tido de informação, que logo que possível tratamos ou organizamos no sitio correspondente. E não se deixem enganar com o aspecto limpo, essa folhinha foi estreada hoje.
Depois temos a secção AGENDA
Aqui funciona como uma agenda normal, tem os dias da semana e horas como qualquer uma.
É onde aponto apenas compromissos (consultas, jantares, festas, aniversários e compromissos profissionais.) Para terem a agenda podem comprar e furar o que sai um bocadinho caro, ou podem ir a este site, que foi o que fiz, escolher uma a gosto, modifica-la, e imprimi-la. Não está muito jeitosa porque ainda não ficou optimizada como deve ser, a próxima vez que imprimir já esta melhor. (entenda-se maior)
Seguindo e tenho a secção TO DO - TRABALHO
Aqui aponto todas as coisas que tenho de fazer no trabalho que não tem uma hora de marcação mas tem de ser feitas. Como por exemplo efectuar uma encomenda, ligar a um cliente, actualizar determinado documento, etc etc. Quantas vezes estamos no trabalho ou fora e nos lembramos "ai não me posso esquecer de fazer aquilo", é aqui que aponto. Como trabalho em dois locais diferentes, embora para a mesma empresa, por vezes estou num local e recebo coisas para tratar que só podem ser feitas no outro local, assim aponto aqui e não há risco de ficar perdido.

Mais uma secção, desta vez CONTACTOS
Aqui, é onde coloco todos os contactos a nível profissional de possíveis compradores. Uma vez que trabalho na área das vendas, tenho dezenas deles e convêm te-los sempre à mão.
Esta é uma secção que muitos de vos não precisam, mas lá está, é o belo desta agenda, cada um mete e tira as secções que lhe dão jeito.
Depois tenho a secção TO-DO PESSOAL
Aqui aponto todas as coisas que quero fazer em casa, ou coisas pessoais mesmo.
Arrumar ou organizar algo, marcar alguma consulta, etc etc. Quase como uma to-do list do dia que muita gente usa, mas para não me stressar não uso uma lista para cada dia, aponto as coisas que realmente quero fazer e assim que possível, faço-as.
Aqui embora sem divisória tenho uma outra folha por trás que é TO-DO Blog, onde aponto coisas, textos ou links que mais tarde quero publicar no blog. Isto porque muita vez me acontecia ver, ouvir ou ate mesmo pensar em alguma coisa para o blog e não estava ao computador naquele momento e passava-me. Agora aponto e logo que possível publico.

Depois tenho a secção PROJECTOS
É onde aponto tal como o nome indica, coisas que tenho em mente, projectos, a médio-longo prazo e que dependem de vários factores para serem executados.
Neste momento tenho várias ideias sobre livros de recortes para fazer, e uma formação. Coisas que quero fazer mas não precisa ser já, vou recolhendo informação e organizando.
E por ultimo, mas não menos importante, tenho a secção MIX
Aqui tenho várias folhas mas todas devidamente organizadas e sinalizadas, de diversos assuntos.
Tenho uma folha com o nome orçamento, onde aponto todas as despesas do mês, como falei neste post; tenho uma outra folha com o nome Whislist onde aponto coisas que quero ter, tais como filmes, séries, livros, etc etc.

E esta é a minha agenda e a minha organização. Claro que depende de pessoa para pessoa. No meu caso como moro com os meus pais e não sou eu que preparo as refeições não preciso de nenhuma secção para isso, mas há quem tenho uma parte reservada para Menus ou para lista de compras por exemplo; ou até mesmo Logs de exercício físico, relatórios de dieta, etc etc etc. Enfim há um infinito de secções que se podem colocar ou tirar dependendo da vida de cada pessoa. E depois, como é dossier é super pratico, basta juntar mais folhas e está feito.

Podem encontrar mais informações nos seguintes blogs: Not So Fast; A economia cá de casa, e The Busy woman an the stripy cat

Sintam-se a vontade para fazerem ou organizarem uma agenda também para vocês :)

(o que vem como rectângulos rosa foi para não passar informações profissionais, nomes e números de telefone, não há necessidade não é verdade? )

4 comentários

  1. Uau adorei a ideia!
    Muito obrigada:)

    ResponderEliminar
  2. Muito fixe!
    Já tinha vistou em outros blogs e estou a pensar seriamente em fazer uma :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Muito legal a sua agenta amei
    demais você é super organizada e ao mesmo tempo natural nao se preocupa tanto com as coisas .
    tbm com uma agenda dessas
    beijos linda.

    ResponderEliminar

Desabafa que faz bem à alma