Será que vale a pena?


Ao ler o post da MaGu parei para pensar. Será que vale a pena? Ir para a universidade, será que vale a pena? É certo que o saber não ocupa lugar e acho até que as pessoas se tiverem possibilidade devem estudar, formar-se e aumentar a sua cultura e saber. Mas depois penso, ir para a universidade envolve tanta coisa. 
O meu irmão, que é mais novo do que eu concorreu agora na segunda fase à universidade, se tudo lhe correr como pretende entrará numa outra cidade que não a nossa. Isso implica tanta coisa. Além dos preços elevados das proprinas, é necessário transporte, é necessário habitação, alimentação e todos os gastos inerentes a morar fora de casa dos papás. Gastos e mais gastos. Mas não é só isso... Implica estar longe da família  dos amigos, e eu sou sincera, se há coisa que já me está a custar é imaginar-me sem ele aqui durante a semana, e muitas vezes ao fim-de-semana, não sei, é o meu maninho mais novo. A juntar a isso a preocupação da minha mãe, ela que é tão mãe galinha. Não vai ser fácil. Nem para ele..... nem para nós.
E depois penso. Será que vale a pena? Será que no final há recompensa para tanto esforço?
É certo que fica com um saber maior, com uma melhor formação, mas imagino que esta questão assole muitos estudantes e famílias deste pais. Será que vale a pena?

4 comentários

  1. Enquanto achares que vale a pena, é seguires esse sonho.
    Se no meio do caminho, achares que há outras coisas melhores, então segue o que te motiva e o que te deixa mais feliz.
    :)

    ResponderEliminar
  2. ola :)!
    desculpa a invasão, mas descobri o teu blog, achei interessante e estou a seguir...

    em relação ao tema deste post, na minha opinião, vale a pena distanciarmo-nos um pouco, claro se existirem condições financeiras para tal, porque ajuda-nos a formar muito a nossa personalidade...a definir bem quem somos e quem queremos ser...a solidificar a educação que nos foi dada...ajuda-nos a crescer...
    claro que o senão é que nos dias que corre, a nível de emprego, não quer dizer nada...às vezes até prejudica...mas temos que manter a esperança :)!

    beijinhos,
    tixa

    ResponderEliminar
  3. Vale sempre a pena. Eu cresci muito nos anos que estive fora, e custou-me muito regressar a casa dos pais. Custa às vezes mas aprendemos a ser mais independentes e a desenrascar quando é preciso.

    ResponderEliminar

Desabafa que faz bem à alma