Cães do 11 de Setembro

11 de Setembro é dia de recordar e homenagear não só os que partiram, os que lutaram, os que ajudaram, mas também os cães que fizeram parte das buscas.


"À medida que os anos passam e as memórias vão desaparecendo, as histórias do 11 de Setembro pertencem cada vez mais ao livros. Já passaram doze anos desde este trágico acontecimento onde 3000 pessoas perderam a vida.
Após os atentados do 11 de Setembro estiveram envolvidos cerca de 100 cães de serviço que ajudaram os seus donos a descobrir corpos de pessoas que estavam presos entre os escombros ou mesmo a salvar os seus donos e outras pessoas que se encontravam dentro dos edifícios."


"Em 2011, uma fotógrafa holandesa, Charlotte Dumas, foi à procura dos cães de busca e salvamento que trabalharam no WTC e no Pentágono. O seu trabalho pretendeu prestigiar estes cães e os seus donos, perpetuando a sua imagem num livro que marcou o décimo aniversário dos ataques: “Retrieved”. Infelizmente, passado dez anos, dos 100 cães apenas 15 cães estavam ainda vivos. E durante a produção do livro mais 3 cães morreram. No dia de hoje não encontramos quaisquer registos de cães sobreviventes."

2 comentários

Desabafa que faz bem à alma