Este país nunca vai para a frente. EDP sua sacana

Este pais nunca vai para a frente e há uma razão para isso, chama-se burocracia.
Em Setembro do ano passado iniciei oficialmente a construção da minha futura casa e com isso começaram as mil e uma voltas e papeis.  Apesar de já ter gasto uns bons milhares de euros que ja dava para muita coisa, continua a não estar na obra uma única parede. Quer dizer, está la um muro não sei bem se isso conta como parede. Adiante.

Antes de iniciar mesmo a casa, é preciso luz... e água. E é aqui que começam as burocracias que eu juro nunca pensei que fosse assim. Hoje fiquemos pela luz. 
Era de esperar que basicamente fosse apenas ir a EDP pedir a coisa e que estava feito. Pois. Mas não é.

Assim muito resumidamente e por tópicos senão isto dava pano para mangas é mais ou menos o seguinte:

- Uma pessoa dirige-se à EDP e diz que não percebe nadinha do assunto mas que vai construir casa e não há luz e como é que é a coisa

- A EDP é uma queriduxa e cobra logo ali uns 250€ só para deslocações e abertura do processo para fazer orçamento e ainda diz "olha que se depois não for para avançar não devolvemos o dinheiro". ah pronto tá bem... o dinheiro nem custa a ganhar.

- Um mês depois uma pessoa recebe uma carta com o orçamento estupidamente caro, porque vou construir lá no meio do nada e tem de pagar os postes e cabos e tudo pela estrada além e mesmo sendo domino publico, a Vânia é que tem de pagar a totalidade. Como se isso não bastasse ainda dizem "ah e tal não damos autorização a outra empresa para fazer o serviço porque é fim de linha, pelo que tem de ser a EDP a fazê-lo e por este valor" Basicamente podem cobrar o que bem lhes apetecer, porque afinal, não ha alternativa.

- A Vânia paga a conta xuruda e a EDP vai fazer o serviço depois.... passado umas semanas ou até mesmo meses.

- Depois da EDP fazer finalmente o serviços e ter os cabos e postes instalados a EDP diz "ah ja está mas agora falta ali um metro de cabo que liga o ultimo post a casa mas isso não somos nós que fazemos, tem de ser uma empresa certificada para isso"

- A Vânia procura empresas, pede orçamentos e adjudica o raio da obra para esticar 1 metro de cabo. Paga mais umas centenas de euros para isso. 

Então e agora já está? Já tenho luz? NÃO

- Agora, já há cabos na rua, já há cabos do post para a casa mas falta.... o Contador!!! Então e como é, a EDP é que trata disso né? NÃO. Agora... vou procurar um electricista para me pedir o contador.

MAS PORQUÊ SENHORES?!?!

Porque raio, neste pais, para ter Luz numa casa não é só o raio da EDP A Tratar de tudo? Preencher a papelada pagar o que se tem a pagar e pronto?! Porque é que temos de andar ao tio ò tio de empresa em empresa, de electricista em electricista e a passar a mesma merdinha de serviço por 3 Pessoas diferentes?!?! Quando no final é tudo para a EDP e eles podiam era tratar logo de tudo?!?

Porquê? Eh pah. Pais de merda.


ADENDA: esqueceu-me de contar. Já vamos quase a meio de Fevereiro e apesar de ja ter pago, continuo sem luz. É. É o pais que temos.


Segue-me em: [ Facebook ] [ Instagram ]

Sem comentários

Desabafa que faz bem à alma