Como melhorar a organização - Dica do caderno

Sou uma pessoa bastante esquecida e como tenho plena noção disso aponto TUDO ora no telemóvel ora num caderninho, dependendo do que se trata
Se forem coisas de casa; coisas em falta, compromissos, tirar leituras dos contadores, ligar a alguém, arrumar alguma coisa mais especifica, ou até mesmo desligar alguma coisa; aponto no telemóvel. 
Se forem coisas do trabalho aponto literalmente TUDO num caderninho. Desde tarefas que vão chegando, chamadas ou emails que tenho de fazer, recados, tarefas que tenho delegar, artigos em falta, números de telefone que me dão, e ate mesmo os nomes das pessoas das quais recebo chamadas. Basicamente aponto mesmo TUDO o que possam imaginar no caderno e dai é que vou passando a limpo para os sítios correspondentes, ou tratar de fazer as tarefas e risca-las. 
O meu caderno é a minha bíblia e não vivo sem ele, de tal forma que ando com ele sempre atrás e no trabalho já dizem "Lá vem a Vânia com o caderno". Perco a conta aos cadernos que uso, (só um de cada vez mas por ano são imensos até porque uso só A5 de capa dura por serem mais práticos) e aqui no trabalho há sempre um stock de cadernos novos prontos a usar por mim. (ok... há uma pessoa copiona que me copiou e já começou a usar o mesmo sistema e vai dai agora tempos de aumentar o stock de cadernos ahaha)
Isto para dizer o quê? para dizer que o meu caderno é tantaaaaa vez a minha salvação. Além de não precisar de memorizar as coisas, de me orientar, acaba por muita vez me salvar. Tipo, hoje já me salvou.
Quantas vezes não aponto recados, que são tratados mas umas semanas depois me dizem "Lembras-te daquele assunto? Lembras-te do nome da pessoa?" ou outro pormenor qualquer e lá vou eu, á minha cabula, e acaba por nunca falhar. Consigo responder a coisas e voltar a assuntos que já estavam dados como tratados e que se não fosse o belo do caderninho ficava ali a patinar.
Ou então receber uma chamada, apontar o nome o telefone e o assunto e a coisa fica ali. Ou porque não dava para dar seguimento ou porque não havia interesse, mas depois por alguma razão, dias depois, ou semanas aquilo volta a dar jeito... e guess what é so ir ao caderno. A sério. Desde que descobri este método toda eu sou menos stressada e tenho produzido muitoooooooo mais. De tal forma que o boss dá na cabeça das pessoas que se esquecem e remata com um "Não fazem como a Vânia.... Ela a ponta tudo e assim não se esquece". Ah pois é. (ok confesso, volta e meia ainda me esqueço de qualquer coisa mas é pouquíssimo)
Claro que não sou perfeita e ajuda-me também muita vez quando meto os pés pelas mãos. Tipo hoje. 
Há umas semanas deram-me um numero de telefone, numero esse que devia ter passado para a lista telefónica. Por alguma razão não passou (provavelmente porque estava com mil coisas em mãos e acabei por não passar). Conclusão, hoje o boss pediu-me que entrasse em contacto com essa tal pessoa e quando agarrei na lista...... nada de numero. Ups. Sabia perfeitamente que não o podia pedir novamente (quer dizer, poder podia mas não me apetecia porque sabia que ia ouvir uma boquinha qualquer de mau gosto). Respirei e pensei "calma Vânia, vê no caderno". Desfolhei desfolhei e lá estava ele. Salvou-me o dia de ouvir um qualquer raspanete desagradável. Entretanto já o apontei na lista. :)

E vocês tem algum método especifico de organização (quer seja no trabalho ou em casa), se sim, qual? 
Digam-me tudo.
Sou uma pessoa que adora listas e listinhas, organizações de todo tipo e como tal adoro saber dicas novas.


8 comentários

  1. Eu sou a louca das listas. Aponto tudo! Mas mesmo mesmo tudo o que possam imaginar. Em parte porque sou organizada e preciso de ter as minhas coisas sempre em ordem, mas principalmente porque gosto de ter registos de tudo. Acho giro chegar ao fim do ano e saber quantos filmes vi, quantos livros li, quantas vezes fui ao cabeleireiro ou às compras ou fiz depilação. Sei lá, essas coisas. No trabalho é igual: tenho um caderno onde vou apontando tudo. Com quem falo, nrs de tlf, para apontar coisas que os clientes vão dizendo ao telefone para não me esquecer na hora de fazer o relatório, nomes, marcas de equipamentos, etc etc. Gosto de fazer esquemas, quadros, de escrever, de ter tudo em papel.

    Esta característica ajuda-me não só a organizar o meu tempo e nestas curiosidades, mas principalmente a ter foco na minha vida financeira. Apontar tudo tem as suas vantagens, como saber onde gasto, o que sai, o que entra, onde ando a gastar demais, onde posso cortar... É em apontar tudo que está o ganho (sabendo depois o que fazer com esses dados, obviamente).

    ResponderEliminar
  2. Também não dispenso um caderno e a minha agenda, não vivo sem ela !

    ResponderEliminar
  3. Uso quatro ferramentas essenciais:

    1) agenda daily diary da moleskine (habituei-me a esse formato e quando tento comprar outras nenhuma me agrada). Aí aponto as tarefas ou momentos importantes e que não posso esquecer.

    2) Em complemento, uso um caderno A5 com linhas ou sem linhas onde anoto ideias, reflexões, registo de reuniões, síntese de coisas que leio... enfim, tudo, tudo o que mereça ser registado para mais tarde consultar. É mesmo importante porque como tu, se não fosse isso esquecia-me facilmente dos assuntos.

    3) Depois tenho mini blocos de notas onde aponto outros detalhes do meu dia-a-dia como contactos, moradas de amigos, assuntos relacionados com temas do meu interesse, websites a explorar, marcas que me interessam... enfim, podem chover cadernos e caderninhos para mim também.

    4) O tele uso muito para apontar cenas no imediato (descobri o Google keep e não quero mais nada). Uso quando não tenho acesso aos cadernos e preciso mesmo de registar algo que irá transitar para uma folha depois, ou quando preciso que aquilo apite a determinada hora do dia porque sei que me posso esquecer de algo se apenas ficar registado na agenda. É um complemento importante também.

    E pronto, é isto. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem!!! isso é que é organização! :)
      Não conheço o google Keep mas parece-me interessante.
      Vou procurar. Obrigado :)

      Eliminar
  4. Também adoro cadernos! Tenho imensos! Ahh...e não se diz "desfolhei" (isso é para as flores!), Deve dizer-se "folheei" (livros, revistas,...) do verbo"folhear"!

    ResponderEliminar

Desabafa que faz bem à alma