Presentes de Natal - Ideias para cabazes


Como falei neste post, este ano com a austeridade que se faz sentir vou oferecer a algumas pessoas cabazes de Natal. Vou fazer vários e assim fica-me a faltar só 2 presentes o que é espetacular.
Desenganem-se se pensam que precisam de ser experts na cozinha, se pensam que tem de ser umas mestres cozinheiras para conseguirem fazer uns cabazes giros, económicos e totalmente feitos por vocês. Fiz algumas pesquisas e encontrei ideias fantásticas e super fáceis de colocar em prática.
Vou fazer coisas como: Sal aromatizado, Açúcar aromatizado, Azeite aromatizado, mistura para panquecas, mistura especial para carnes, e no final ainda vou juntar umas caixinhas de biscoitos feitos por mim, assim como uns chás (de compra) para acompanhar os biscoitos, e uma tablete de chocolate de culinária.

Para facilitar as coisas e tornar ainda mais económicas, só precisei de comprar umas embalagens de vidro pequenas onde colocar o sal aromatizado, porque todas as outras tenho em casa; desde embalagens de vidro daquelas altas de café, de doce, de azeitonas, de salsichas, enfim há de tudo e assim poupo imenso na compra das embalagens, tendo em conta que cada uma custa aproximadamente 1€. Se acham a ideia gira mas não estavam a fazer conta com ela e nem tem assim tantas embalagens, espreitem os moveis de certeza que tem aquela que já nem se lembravam, ou então abram o frigorífico e vejam se não tem algum doce mesmo no fim, ou então peçam às tias ou às vizinhas, muitas guardam só pelo habito de guardar e nunca usam nada, de certeza que não se importam de vos dar os recipientes. Aproveitem tudo.

Depois é preciso é imaginação e muito carinho a fazer as coisas, porque se se espetam a fazer cabazes só para ser barato e vai lá disto, secalhar o resultado final não é assim tão bem. É preciso ter atenção aos pormenores porque são eles que fazem toda a diferença.

Então a ideia é depois das embalagens lavadinhas e cheias, vou fazer umas etiquetas giras giras, só ainda não escolhi o tema se campeste, se vintage... Por acaso Qual acham melhor??
Bem como dizia, vou fazer etiquetas com o nome do produto e os ingredientes que o mesmo tem (para não correr o risco de alguém alérgico por exemplo comer algo que não deva). Na mistura para panquecas vou juntar ainda uma colherzinha de pau (sim foi inspirada pelo blog) que custou 0,70€ cada, e a receita de como utilizar a mesma. Vou juntar receita de um doce também ao açúcar aromatizado e à tabelete de chocolate de cozinha. Depois é só enfeitar as tampas das embalagens com tecido por exemplo, papel, ou qualquer outra ideia gira, colocar tudo em cestas para o efeito, ou caixas recicladas e decoradas, sacos de tecido, ou ate mesmo apenas colocados em papel celofane e fazerem uma espécie de ovo. Usar e abusar de ráfias e outras decorações alusivas ao natal, como pinhas e outros. A ideia é reutilizar ao máximo aquilo que se tem e comprar o mínimo.

Como podem ver, mesmo com pouquissimo dinheiro é possível fazer uma lembrança para aquela pessoa especial. Podem fazer cabazes pequeninos que sai mais em conta e são um mimo.

(no blog que indiquei podem ainda encontrar mais ideias para cabazes)

4 comentários

  1. Eu já o fiz o ano passado e vai repetir-se este Natal novamente. Eu conto com a ajuda da Bimby :)

    ResponderEliminar
  2. Que excelentes ideias, adorei :)

    Quanto ao tema, vintage deve ser giro :)

    ResponderEliminar
  3. ana Couceiro: pois a bimby é mais um pelo par de mãos. Eu cá vou fazer sozinha, por isso começo já. ehehe

    Silvia: Obrigada pela opinião :)

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro os blogs da Joana. Aliás, esta semana o menu é totalmente composto por receitas encontradas no blog dela. Tem ideias muito boas e comidas muito apetitosas!

    ResponderEliminar

Desabafa que faz bem à alma