PALEO - Os resultados uma semana depois


Paleo



Há coisa de uma semana debrucei-me sobre o assunto Paleo. Já tinha esbarrado por ele vezes sem conta, já tinha visto posts de amigas no instagram mas sinceramente nunca me tinha dedicado a ler sobre o assunto. "É mais uma dieta da moda" pensei eu. E vai na volta até é, mas a verdade é que tenho andado a ler umas coisas e estou a gostar. Claro que é como tudo na vida, há quem diga maravilhas e há quem diga mal, mas acho que o mais importante é experimentar com peso e medida e perceber por nos próprios se gostamos e nos sentimos bem.


Há uma semana comecei a fazer algumas mudanças na alimentação e sou sincera, noto diferenças e isto apesar de estar bem longe de ser 100% Paleo (acho que na realidade ainda não estou com interesse de chegar aos 100%).

Ainda cometo alguns crimes:
  • Ando a beber bebida de soja que é totalmente desaconselhável mas tinha-a em casa e não me apetece estragar, entretanto ja comprei de coco mas ainda não a provei. 
  • Tenho comido algum queijo não paleo especialmente em gratinados (mas acho que também não é por aqui que o gato vai as filhoses) 
  • e no fim-de-semana com tanto calor enfiei mesmo umas imperiais bucho abaixo juntamente com uma tosta mista. 

Em contrapartida esmerei-me noutras coisas:
  • Experimentei retirar por completo o arroz e massa (batatas ainda tenho comido algumas em sopa que tinha congelada mas a próxima vou experimentar a fazer sem). 
  • Retirei os iogurtes. 
  • Tenho usado e abusado dos legumes de todas as espécies, 
  • Tenho comido carninha da boa e peixinho apenas do mar.
O truque passa por comer até estar saciada e a junção de apenas carne ou peixe com legumes sacia mesmo, alias tenho sentido menos fome do que nas refeições em que inseria arroz ou massa.


Paleo



Em resumo, nesta semana focada em paleo mesmo com crimes, já perdi 0,5kg e sinto menos volume abdominal. 
Se resulta? pois seguidinho á risca deve funcionar que é uma maravilha, mas como já aqui disse também não gosto de extremismos. 
Gosto de comer saudável e de procurar opções mais saudáveis.
Não quer dizer que nunca mais coma massa ou arroz (e tanto que adoro arroz), ou pizza, ou sumos, ou queijo, ou iogurtes ou outra coisa qualquer como tanta gente aficionada ao paleo deixa de comer e acha que quem come está a cometer um crime do tamanho do mundo. 
Não. 
Mas pelo menos percebo as diferenças que tenho se não comer. Pelo menos sei se estou a fazer uma escolha mais ou menos saudável. Pelo menos tenho o cuidado de ler bem os rótulos antes de comprar e perceber qual é o melhor produto. Pelo menos sei como optar tanto quanto possível por versões naturais em vez das industriais. Pelo menos aprendi.


paleo



Para já vou continuar com este estilo de alimentação paleo. Retirar o máximo de produtos industrializados e inserir produtos naturais.

E vocês, são curiosos com informações acerca de diversos tipos de alimentação quer seja paleo ou outra, ou é coisa que vos passa ao lado?


paleo
#bichoeplanta

7 comentários

  1. Olá Vânia!
    É a primeira vez que aqui estou, mas a tua escrita prendeu-me imediatamente! Já ganhaste uma nova seguidora :)
    Já tinha ouvido falar da dieta Paleo mas muito por alto. Não me convenceu muito. A maneira como falaste dela deu-me vontade de a experimentar! Não vai ser fácil cortar nos hidratos porque adoro pão e massa. Mas tudo é uma questão de hábito e disciplina.
    Espero que escrevas mais sobre este tema, vou adorar acompanhar.

    Beijinhos!
    Maria
    Words of Mary

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado!! :)
      Vou tentar ir contando esta minha adaptação alimentar.
      :)

      Eliminar
  2. Já sou vegetariana há um tempo... então, é essa a pirâmide alimentar que tenho em mente. Procuro também alimentos saudáveis, frescos, biológicos e consumir pouco açúcar. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é essencialmente essa a minha base, produtos naturais e frescos e evitar produtos industrializados e obviamente o açúcar :)

      Eliminar
  3. Eu penso que para lá de estar ou não na moda determinada dieta alimentar, o que mais interessa é que a mesma se adapte a cada pessoa sem que resulte em carências alimentares. Esta dieta também me seduziu, mas adaptei-a a mim, isto é; raramente como alimentos processados e lacticínios, mas como arroz casualmente e massa intergral. Quando calha uso e como queijo e, como diz a Vânia, não vem mal ao mundo.
    Como sim, muitos vegetais, frutas e legumes de preferência da época. E claro, o peixe e a carne.
    Bebo muita água, como poucos doces e uso pouco sal. Mas não retirei as leguminosas. . Sinto-me bem assim.
    Espero que a Vânia encontre o regime que mais a faz sentir bem mesmo que tenha que o adaptar às suas necessidades e/ou preferências.
    Beijinhos, Paulina Reys

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tal e qual isso!
      Serviu essencialmente para aprender umas coisas e ter muitos mais cuidados.
      Um upa upa nos produtos naturais e um adeus a produtos industrializados.

      Eliminar
  4. Sim, para mim as ferias também é uma altura complicada, principalmente se for para fora.
    Cortar nos hidratos é mais simples do que o que parece! :)

    ResponderEliminar

Desabafa que faz bem à alma