Os bebes e a sociedade

Esta sociedade em que vivemos anda toda trocada. Já me tinha apercebido disso mas agora com um bebe tenho a certeza disso. Mas porque será? Não entendo.
Para vos por a par da situação.
Tenho um bebe a quem dou muito colinho. Tenho um bebe que dorme sestas no meu colo. Tenho um bebe que todos dias vem dormir umas horas a minha cama. Tenho um bebe que amo muito.
Eu já perdi a conta as coisas que ouvi. Basta vir alguém ca a casa ver a nossa rotina e começam as mil e uma opinioes do alto da sua sabedoria.  Que o bebe tem de dormir sozinho. Que o bebe nao pode tar sempre ao colo. Que o bebe nao pode ser mimado demais porque depois fica com manhas.
A sério?! A sério que as pessoas são tao burras ao ponto de achar que um bebe de meses é manhoso? A sério que as pessoas não entendem que os bebes querem colo porque tem necessidade disso?

Esta sociedade com a mania de criar filhos "perfeitos" enerva-me. Esta mania de as pessoas quererem bebes independentes com três meses intriga-me. Querer que eles estejam no canto deles sem chatear enquanto se fazem coisas da vida. Querer que adormecam e durmam sozinhos como adultos mas apenas com meses de vida chateia-me.
Eu não tive um boneco. Eu tive um bebe.

Por aqui tanto eu como o pai damos todo o colinho do mundo. Dorme no nosso colo todos dias. Pratico babywearing. E admirem-se...... Não deixamos o bebe chorar so porque sim. Cada vez que ouço um "deixa-o chorar que ele aprende" da-me vontade de bater nessa pessoa. Juro.

So tenho pena de nao ter tomado esta atitude mais cedo. Tenho pena de ter passado os primeiros dois meses a debater-me entre o coração de mae e a opinião das pessoas. Felizmente que o coração de mãe foi mais forte e estimo bem que a sociedade se f***.

9 comentários

  1. Vou ser mãe de gemeos em Maio e isso é uma das coisas que me assusta!!!

    ResponderEliminar
  2. Não considero que se possam chamar as peSsoas de burras por isso. São posturas, opiniões e épocas distintas. Eu sou da tua opinião e acredito que serei uma mãe assim. A minha Mãe é diferente. Porque no tempo dela mesmo os médicos e enfermeiros tinham uma opinião diferente. Tal como o dormir de barriga para cima, para baixo ou de lado. São fases e opiniões.chamo muitas vezes a minha mãe à atenção quando opina porque não gosto que o faça em relação aos outros mesmo que sejam netos/bisnetos dela e porque, no fundo, discordo dela. Mas não a acho burra por isso. Foi assim que lhe ensinaram. Era assim no tempo dela. Cabe-nos a nós mostrar a atual realidade.

    ResponderEliminar
  3. Frutinha

    Sei bem do que escreves, durante a gravidez e maternidade aprendi uma coisa: aprendi a filtrar todos os comentários.

    Há sugestões e dicas muito úteis que agradeço de coração, outras nem por isso... mas deixa pra lá o que não tem importância e aproveita muito esta fase, passa a correr. Descobre em ti o amor genuíno e incondicional. O mimo nunca é demais e sempre é recíproco.
    Quanto ao resto que se fo.. não vale a energia.

    Muito amor e luz.
    Elsa

    ResponderEliminar
  4. É seguir o instinto e ouvir apenas o pediatra. :)

    ResponderEliminar
  5. Os bebés não são manhosos, mas têm as suas manhas pelo simples instinto de sobrevivência. Têm que ter, faz parte, por isso choram quando estão desconfortáveis com fome, sono, dores... A questão do colo é, parece-me, algo que cada um deve decidir. É como tudo na vida, tem que haver algum equilíbrio e bom senso... nem colo a mais, nem colo a menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando choram é por isso mesmo. Por desconforto. Tem fome, frio, calor, dores, necessidade de contacto. Não são manhas.
      Ha inclusive estudos científicos que mostram que os bebes nao tem o cérebro suficientemente desenvolvidos para serem manhosos, para pensarem "deixa-me chorar que ela pega-me ja ao colo.

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Posso dizer que as sociedade tem a mania de "criar" os filhos dos outros, a minha antes de nascer já todos andavam a dar «pitafo». O tempo passa a correr.
    Eu sou adulta e posso dizer que o eu tenho "necessidade disso".
    O meu corpo pede a minha filha.
    Então só aproveita e esquece todo o mundo.

    ResponderEliminar
  8. Estou grávida de momento e irrita-me imenso as pessoas que dão opinião sobre tudo e sobre nada, principalmente quando não a pedimos -_-

    ResponderEliminar

Desabafa que faz bem à alma