Ideia/Dica de poupança


Sempre tive por habito poupar e tentar-me controlar nos gastos, algo que tenho vindo a melhorar nos últimos tempos.
Para perceber o que gasto ao final de um mês tinha um ficheiro de excel com um orçamento tipo, com uma data de despesas diferentes e que apenas bastava preencher os campos. A coisa funcionava mas só nos primeiros dias do mês, às tantas esquecia-me de apontar e aquilo não dava em nada. Não se tornava nada prático. Por isso optei por um método mais simples e prático, na minha agenda tenho uma folhinha só para as despesas, onde aponto tudo. E tudo quer dizer mesmo tudo, desde consultas, compras, jantares, saídas, combustível e até um simples café. Vai tudo para a folhinha com a data, a descrição e o valor, ao final do mês basta-me somar tudo e sei quanto gastei.
A meu ver além de ser mais prático, porque a agenda anda sempre comigo e evita esquecimentos, tem uma coisa que gosto particularmente.. Como é disposta como se de uma lista se tratasse é mais fácil de ver rapidamente as coisas superfulas em que já gastamos dinheiro e assim meter um pé no travão em relação ao resto do mês.
Assim derrepente vejo que na minha lista de despesas já consta um jantar e uma revista que era totalmente desnecessário, até ao final do mês já não gasto dinheiro nessas coisas, é certinho.

Cada um tem o seu método, este é o meu e o mais prático para mim. E vocês tem algum?

6 comentários

  1. não tenho nenhum método, mas gostei dos teus :)

    ResponderEliminar
  2. Eu também sou poupada por Natureza e já usei o teu método mas aí um mês. Esquecia-me de apontar as coisas. Por exemplo em relação ao meu casamento posso dizer que sei quanto gastei até ao último cêntimo, apontei no diário de noiva :D

    ResponderEliminar
  3. Tal e qual os teus métodos; folha de excel, resulta nos 1ºs dias, vá lá, o primeiro mês.
    Não há nada como o papel, trago tudo na agenda, quais tecnologias quais quê, nãâ, papel e lápis.
    Simples e funcional.
    Marta

    ResponderEliminar
  4. D: Obrigado :)

    Panda: Ehehe, pois eu com este novo metodo já não me esqueço :)

    Marta: Tal e qual!!! simples e funcional :)

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho um idêntico ao teu, com a diferença de que eu tenho um caderno só para essas coisas. Ate sei se gastei do que levantei, ou se paguei com cartão. E sei quanto ficou la no banco. :)

    ResponderEliminar
  6. Magu: bem mais organizadinha que eu portanto. ehehe :)

    ResponderEliminar

Desabafa que faz bem à alma