Top Social

[[[ Por Frutinha - Vânia Filipa ]]]

Multibancos e as Fraudes - Caso real

20 de dezembro de 2013
O meu irmão foi vitima de fraude bancária há coisa de um mês, e até hoje continua tudo enrolado.
Falamos numa quantia de uns milhares de euros e de uma forma que ainda não percebemos como aconteceu; suspeita-se de clonagem de cartão de mb.
Tudo começou com um telefonema do banco, de um momento para o outro começaram a levantar o dinheiro todo da conta até ficar a conta a negativo. Seguiram-se telefonemas, advogada, policia, e até hoje dinheiro nem vê-lo. O banco diz que está a averiguar, tem de ter a certeza que não foi um esquema do meu irmão. WTF? E ainda assim só devolverão o dinheiro caso se prove uma utilização correcta do cartão. E o que é uma utilização correcta do cartão perguntam vocês? Levantamentos em caixas MB, e pagamentos em ATMS. SÓ. Caso tenha existido algum pagamento na Internet com o cartão o banco já não se responsabiliza pela fraude. 
Então e para que serve então todos os dados que o banco faculta para usar o cartão como meio de pagamento na Internet? Pois, não sei. Pelos visto se o fizermos estamos a fazer má utilização do mesmo. Resposta do banco. Querem fazer pagamentos na Internet? façam via mbnet. que curiosamente é o que uso sempre.
Isto tudo para vos chamar a atenção. Não façam pagamentos na Internet com o vosso cartão visa, não caiam na esparrela que é seguro e que é para isso mesmo que serve e pardais ao ninho; porque quando chega a hora H, afinal, nunca se deveria ter usado para isso.
4 comentários on "Multibancos e as Fraudes - Caso real"
  1. Já me aconteceu com o cartão de crédito. Conseguiram os meus dados através de compras que fiz na internet e fizeram uma série de compras estranhas envolvendo câmbios e tudo. Mas, o meu banco ligou-me a dizer que iam cancelar o cartão, que devia ir à policia fazer participação (arquivada por não saberem quem era)e entregar a participação no banco juntamente com o cartão. Ficou tudo resolvido e o dinheiro não me chegou a sair da conta.
    Também não entendo o banco do teu irmão...Muito estranho.

    ResponderEliminar
  2. Segundo me informei, inclusive junto de outros bancos, o cartão de credito possui seguro. Dai serem obrigados a reporem o dinheiro caso aconteça algo do género.

    No caso dele, é um cartão de débito, os cartões de débito não possuem seguro, ta naquela lenga lenga de letra minúscula que ninguém lê quando se assina o contrato bancário.
    Dai ter de haver averiguação e segundo fui informada, não são obrigados a repor dinheiro na conta. Também ele já fez queixa na policia.

    ResponderEliminar
  3. É por essas e por outras que não gosto de fazer compras pela net! Espero que tudo se resolva.

    Bj*

    ResponderEliminar
  4. Mas ele nem usou na net. Foi mesmo clonado o cartão, num caixa de multibanco ou em alguma loja/restaurante. Enfim. Veremos no que vai dar

    ResponderEliminar

Desabafa que faz bem à alma