Coisas que só as mulheres entendem - A consulta e o resultado

Hoje foi dia de começar o dia logo com aquela consulta que eu tanto detesto.
Sentei-me e esperei quase 1h. Confesso estava nervosa mas no fundo com um pensamento positivo que não me ia doer o horror que era habitual.
Entrei, sentei-me e gostei de imediato da medica. Do ar dela, leve, com um sorriso no rosto e com aquele ar fofinho e simpático que eu tanto desejava. Sejamos sinceras, acho que esta especialidade é daquelas onde queremos um(a) medico(a) o mais simpático e querido possível. Bem basta andarmos ali a mostrar o pipi e as mamas.

Conversa para aqui, conversa para ali, o habitual. doenças que tinha, ou na família, alergias, peso, altura, problemas que tinha e o que me levava ali.

Fim da conversa foi altura de passar para o belo. Juro que só de olhar para aquela marquesa fico com os nervos em franja. Pensei "Vânia acalma-te e relaxa"

Medica: fez citologia há pouco tempo?
Vânia: costumo fazer em Agosto, mas este ano ainda não fiz. A medica onde ia magoava-me muito e decidi experimentar então outra.
Medico: está bem, então vamos fazer citologia.

Mãos para um lado, ferramenta para o outro, conversa, muita conversa e chegou-se a conclusão que era necessário fazer uma ecografia. Decidi fazê-la logo ali mesmo no momento. Pagava, era certo mas isso de andar a pedir credenciais e marcar exames sai mais barato mas ia demorar uma eternidade, tipo assim um mês a correr muito bem e eu não tava para isso. Precisava de saber já o que raio se passava, e fiz ali na hora.

Medica: Pode vestir-se e vá ter comigo ao gabinete.

Pensei "olha... passou-se. esqueceu-se de me fazer a citologia" mas também fechei-me em copas e não comentei nada, na realidade acho que nem foi um pensamento consciente, foi uma ideia que me passou assim derrepente, porque não tinha sentido aquela bodega dentro de mim.

Vesti-me e sentei-me para mais uma conversa. Qual não é o meu espanto quando vejo ali o examezinho da citologia feito e eu nem senti nada!!! juro!! Custou-me mais a eco que não foi dor mas foi algum desconforto porque ainda demorou algum tempo, do que o raio do exame que me fazia chorar todos os anos.

Maravilha. Fiquei super feliz.
Só não fiquei feliz com o resultado, isso sim deixou-me bastante triste e preocupada.
Ao que parece tenho um quisto num ovário, ovário esse que tem síndrome poliquistica. Coisa que a outra médica em coisa de uns 15 anos nunca me disse. 
Resumidamente é um ovário que tem tendência a formar quistos. Para já vou mudar de pílula, para uma mais forte que possivelmente irá tirar o quisto e daqui a 6 meses repito exames. Mas o síndrome ninguém o tira. Vou ter sempre tendência a formar quistos no ovário. Fiquei ainda mais triste quando a medica me disse que o conselho que dá às pessoas que tem este problema é que pensem em engravidar o mais cedo possível pois pode trazer algumas dificuldades; e nem pensar em engravidar só depois dos 35 porque a dificuldade aumenta.

Fiquei triste. Claro que penso ter filhos, e penso fazê-lo no prazo para ai de dois anitos mais coisa menos coisa, portanto bem dentro da idade que ela aconselha, ainda assim saber que pode haver mais dificuldade que o normal deixou-me triste.

Alguém por ai sofre do mesmo?
Opiniões, historias da vossa experiência... contem-me tudo.



mais sobre o meu dia-a-dia

11 comentários

  1. Olá :)
    Fico contente que não te tenha custado como nas outras vezes. Confesso que a minha médica é das " fofinhas", e ir à ginecologista é uma coisa simples. Na verdade quando vou lá perdemos-nos sempre um pouquinho na conversa ;). Mas em relação ao teu "problema" não stresses. Eu tenho o mesmo e descobri por volta dos 15 anos. Comecei logo a tomar a pílula diane 35, uma das mais fortes e tomei durante mais de dez anos sem mudar. Também me tinham dito a mesma coisa, e qual não foi o meu espanto quando me decidi a tentar engravidar que fiquei logo gravida... Depois por acaso abortei ( situação que acontece muitas vezes e não tem necessariamente a ver com o síndrome ) e depois quando voltei a tentar, engravidei logo nos dois meses a seguir. Por isso, cada caso é um caso... Não penses muito no assunto, e pensa que tudo acontece por uma razão ;) pelo menos eu penso assim e sinto que é mais simples.
    Beijinhos e desculpa o comprimento do comentário ( é pelas vezes que visito sem comentar...ahahahahaha)
    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Olá @Goldie obrigado pelo comentário e acima de tudo por partilhares a tua experiencia.
    efectivamente a medica não me disse que ia ser assim tipo muitoooo difícil, disse que sim poderia ser mais difícil que o habitual e por isso aconselhava o mais cedo possível. na chamada idade "jovem"

    Fico feliz por saber que correu tudo bem contigo, tendo também o mesmo "problema" :D :D

    Beijinhos e tudo de bom

    ResponderEliminar
  3. Chamaste? Também tenho isso :) se tiveres dúvidas, escreve para o meu mail ;)

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais fico feliz que tenha corrido bem o contacto com a nova médica. Exames sem dor... vês? :) Assim é que é suposto, e ainda bem que partilhas isso aqui que certamente haverá pessoas em iguais circunstâncias e a pensar que é tudo normal, que é assim mesmo... ;)

    Quanto ao resto... que chato! Mas ao menos ela detectou isso e agora estás a ser devidamente seguida! Vai correr tudo bem :)

    ResponderEliminar
  5. @JO é verdade. Pode ser que o meu testemunho ajude alguem :D

    Quanto ao resto sim, é chato mas tenho esperança que tudo vai correr bem. Assim espero.

    Beijinhos e obrigado :D

    ResponderEliminar
  6. Olá Vânia. Ainda bem que não sentiste nada. Quantoao quisto se for funcional, pode desaparecer até com a pílula. E na verdade o síndroma está aí mas se tomares uma pilula mais forte a coisa vai-se controlando. Mas não te stresses, estás a ser acompanhada pela tua médica, é ir controlando para ver se está tudo bem.

    Vou te contar um pouco da minha história. Estou com 34anos, não tenho SOP, mas este ano fui à ginecologista fazer exames de rotina para ver se estava tudo bem comigo, para meu espanto descobri que tenho um tumor no meu ovário direito, desconfia-se de Teratoma Maduro, teria de confirmar com Ressonancia magnética, para ser operada e retirar o tumor e quem sabe o ovario que à partida já está comprometido. Fui encaminhada para o hospital st. Maria, aguardei 4 meses pela primeira consulta. Uma desilusão, fui atendida por estagiários, só a meio da consulta é que la entrou a médica, disse de imediato que era ridículo gastar dinheiro num exame destes, estas foram as palavras dela. Depois fui observada na marquesa por ela e pelos estagiários, senti-me tão pequenina, senti-me uma cobaia. Depois disse-me apenas para marcar nova consulta e na altura fazia analises e marcadores. Perguntei-lhe se fazia ideia de quando poderia ser operada porque queria engravidar, ao que ela respondeu-me " ai quer? Vá tentando, quando engravidar aí é que não operamos de certeza", eu respondi-lhe "mas a minha médica disse que ao engravidar com um tumor deste tamanho poderia ter uma torção ou ruptura no ovário, além disso tenho dores". Basicamente respondeu "tem dores? Tome um ben-U-ron. Cheguei cá fora, marquei consulta, só tenho vaga para daqui a 7 meses. Ali não volto mais, sinto que paguei para ser cobaia dos estagiários dela.Isto é a Saúde em Portugal. Já marquei consulta no privado com uma médica que trabalha na MAC, a ver se isto se resolve mais rapidamente, entretanto nestes 4 meses o tumor cresceu 8cc (centímetros cúbicos).
    Desculpa Vânia pelo grande testamento.

    O que interessa é que estás a ser seguida e companhada pela tua médica. Relaxa. Em relação aos filhos, é preciso que o casal se sinta preparado para avançar, quando chegar a altura logo saberás, não te sintas pressionada pelo tempo.

    Um beijinho
    Marta

    ResponderEliminar
  7. Ola Marta primeiro um obrigado por partilhares a tua historia e um grandeee mas grandeee beijinho ♥♥

    Fico triste que tenhas passado por esta situação, não é humano. Não é mesmo. A única coisa que te posso dizer é que tenhas muita força e acredita que tudo vai correr bem, porque isso é meio caminho andado.

    Espero que consigas consulta rápido, que sejas atendida de forma carinhosa como mereces e que tudo se resolva!!!

    Vai dando noticias, se não o quiseres fazer aqui pode ser por o formulário ali do lado direito do blog (vai para o meu mail)

    Beijinhoos ♥♥

    ResponderEliminar
  8. Agradeço as tuas palavras de apoio e desculpa o desabafo. Para a semana tenho consulta com a médica da MAC. Estou confiante, depois dou notícias através do formulário.

    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar

Desabafa que faz bem à alma