the konmari way - Como dobrar roupa - método Marie Kondo

Continuo a ler o livro da Marie Kondo, Arrume a sua casa Arrume a sua vida, e já vou a mais de meio completamente fascinada com alguns aspectos.
Uma das coisa que a Marie fala no livro é o forma como dobramos a roupa; o nosso habito de dobrar a roupa em "quadrados" e empilha-la uma em cima da outra, tal como se vê nas lojas e enfia-la dentro da gaveta está totalmente errada. Ao fazermos isto, quando abrimos a gaveta vemos apenas as camisolas que estão ao de cima sendo que as que estão por baixo vão ficando no esquecimento. Este é um problema que há muito me apercebia. Com a pressa do dia a dia, abro a gaveta e agarro sempre nas camisolas que estão ao de cima. 

Ora com isto fiquei logo de pulga atrás da orelha em explorar o meto de dobragem da Marie Kondo que consiste em dobrar a roupa em "rectângulos" e empilha-los na vertical, deste modo ao abrirmos a gaveta vemos logo todas as camisolas.

Em leitura não foi fácil entender este método, mas como o youtube é super espectacular e tem de tudo, tem também vídeos que explicam como fazer estas dobras.

Atentas:






O mesmo se aplica às meias. Eu tenho o habito de as dobrar em "bolas" dentro uma das outras, no entanto isto estraga as malhas e acima de tudo os elásticos. O método de dobragem é o mesmo:



Quanto a vocês não sei, mas eu gostei bastante deste método e tou tentada em experimenta-lo, parece-me útil e prático, acima de tudo com as camisolas.

Segue-me em: [ Facebook ] [ Instagram ]

7 comentários

  1. Olá! Não conhecia esta autora mas há tempos, em busca de um novo método para organizar as roupas em gavetas (porque usava o sistema da roupa em quadrado em cima umas das outras) encontrei algumas referências a este sistema. Eu dobro em 3 e arrumo na vertical. Cabem muito mais peças e é mais fácil de encontrar. ;)

    ResponderEliminar
  2. olha grande ideia...as minhas gavetas andam a precisar mesmo disso!

    ResponderEliminar
  3. Também ando interessada em explorar esse método.
    Tenho de comprar o livro para percebê-lo melhor.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Por isso prefiro ter tudo dobrado em armários com prateleiras! Vê-se logo tudo...e até arrumo por cores! Gavetas em cómodas só mesmo para roupa interior!

    ResponderEliminar
  5. Realmente é muito prático mas e... os vincos?? Com o método tradicional ja sai tudo cheio de vincos, neste dobra-se em 3...

    ResponderEliminar
  6. Segundo a autora a roupa desta forma tem menos vincos. Isto porque como está na vertical, não tem roupa por cima a fazer peso e a vincar :)

    ResponderEliminar

Desabafa que faz bem à alma