Quando ouvimos do médico o que não gostamos

Pelo menos diz que posso continuar a correr.

Ontem foi dia de consulta para mostrar analises e raio-x, não preciso de ser médica para perceber que aquilo não está como deveria estar, basta comparar os valores com os parâmetros que estão ao lado. Claro que não sei o que implica, se é grave ou não, mas basta olhar e uma pessoa sabe que bem não está.

Fui a medo sem saber muito bem o que esperar. O médico toca de abrir analises e começar a ditar resultados "as plaquetas e o sangue está óptimo, os açucares também, o colesterol também, a vitamina D está baixa já falamos, e os anticorpos deram positivos, já lhe explico"
A seguir foram os raio-x, também tinha percebido que estava lá uma lenga-lenga que não era suposto. "o tórax está bom, os seus pulmões estão limpinhos. Aqui a coluna está boa, já a sua cervical….. Tem a cervical retificada, e com uma ligeira escoliose, já lhe explico"



E foi isto, meia horita de explicações. Para já os raio-x não acusaram nada de muito anormal que explicasse o porque de tanta dor, a retificação da cervical quer apenas dizer que é praticamente direita em vez de fazer uma curvatura como seria normal, não é nada de grave e é de nascença, a escoliose é a cervical ligeiramente torta mas nada de muito acentuado pelo que para já não nos vamos focar no raio-x mas sim nas analises que estão uma bela porcaria.

Estou com uma deficiência bastante acentuada de vitamina d3 (o normal seria no mínimo 30 e eu tenho 12). Diz que devo apanhar sol cerca de 20min por dia. (eh pah eu ate apanhava, mas isto de trabalhar o dia todo trancada torna a tarefa difícil). Então e o que é que isto implica? sem a vitamina d3 o corpo não absorve o cálcio e sem cálcio..... problemas e dores nos ossos. Para já, uma suplementação de vitamina que assim a bem dizer “isto até podes fazer para o esto da vida”. Que bonito.

O cenário piora nos anticorpos, basicamente deu positivo para uma doença autoimune (pode ser lúpus, artrite, esclerose, e mais uma data delas que já nem me lembro). Ora diz o médico que pode ser um falso positivo e por isso para a semana vou fazer uma contraprova e desejar muitoooooooooooooooooooooooooooo que venha negativa.

Eh pah a sério, mas agora deu para me atacar as doenças todas?
E eu como vegetais e fruta e sopinha e carnes brancas. Imagino se comesse porcaria todos dias, a esta hora já estava com um pé mais para lá do que para cá.

P.S: entretanto fui pesquisar na net (eu sei que não devia mas é mais forte que eu), há estudos que consideram Vitiligo uma doença autoimune e isto eu tenho, por acaso, só assim por acaso, está por ai alguém desse lado que tenha Vitiligo e que as analises tenham dado positivas nas doenças autoimunes (geralmente não se fazem estas analises, eu nunca tinha feito, mas quiçá) ? Tipo. Só para a semana é que as vou repetir, e são mais dez dias de espera, e isto está a enervar-me.

Vai uma pessoa au médico porque lhe doi as costas e vai dai descobre que o organismo pode andar aqui as bulhas. Eh pah, juízo oh células.

21 comentários

  1. As doenças autoimunes são tramadas. Espero que seja um falso positivo e que corra tudo bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois. Espero que seja um falso positivo mesmo!!Ou na pior das hipóteses que seja por causa do vitiligo que tenho nas mãos.

      Eliminar
  2. Ora... estamos no mesmo caminho... mas eu já tenho confirmada uma auto-imune (à partida artrite reumatóide) agora estou à espera de resultados que despistem para perceber qual delas me calhou na lotaria!

    Mas a tudo se dá a volta! Força! Não te deixes ir abaixo, custa a ouvir, é preciso tempo para assimilar e depois é descobrir o melhor caminho para manter o ânimo em altas! Sai para beber copos, ir ao cinema, dançar (devagarinho) que as coisas ficam logo melhores! e já agora... tenta a meditação. Não te conhecendo, sei que passaste por um pico de stress o ano passado com a tua mãe e isso deixa marca... pode ser que seja o corpo a pedir calma!

    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guilhim muito obrigado pelo teu testemunho.
      Espero que seja um falso positivo, mas como ha meio ano para cá não me tenho sentido bem a nivel de ossos e musculos já não digo nada. Veremos.
      Já agora, quando se confirmou que tinhas positivo a doença autoimune, foste encaminhada para alguma especialidade, ou faz-se primeiro os testes para ver que doença é? Curiosidade.

      Obrigado pela força e desejo que corra tudo bem contigo. Temos de olhar para a frente, que para a frente é que é caminho, não é verdade? Beijinhos e tudo de bom.

      Eliminar
  3. Sei bem o que é ir ao médico e ouvir o que não queremos. Oxalá seja falso alarme. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  4. que tudo corra bem..
    estou aqui a torcer por um falso positivo..

    ResponderEliminar
  5. É tão típico irmos ao médico por uma coisa e descobrirem-nos outras que nem suspeitávamos! Muitas vezes está tudo interligado. E a maior parte de nós tem deficite de vitamina D sobretudo no inverno. Isto porque para normalizar os níveis de vitamina D precisamos de apanhar sol cerca de 20 minutos por dia em cerca de 60% do corpo. No Inverno já viste a dificuldade não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O médico disse-me exatamente o mesmo, que eu desconhecia. Alias, mesmo que apanhacemos sol de inverno como estamos vestidas e apenas a pele visível é face e mãos, não é suficiente para normalizar os níveis de vitamina.
      Só não percebo o porque de não de fazer essa analises com regularidade tal como as outras, eu com quase 32 anos nunca tinha feito.

      Eliminar
  6. Respondendo à tua questão: estou à espera dos resultados da segunda bateria de análises para despistar outras coisas (lúpus e outras doenças que possam ter sintomas semelhantes) mas à partida é AR, por isso, continuarei com um reumatologista. No meu caso, devo ter um outro síndrome associado (estas análises também vão ajudar a perceber isso) que me dá cabo dos olhos e por isso devo também ser seguida por um oftalmologista. Se a coisa ficar por aqui seve ser só, se evoluir tenho de ter fisioterapia. E é isto! Mas vais ver que no teu caso, é um falso positivo e assim que consigas diminuir o stress consegues voltar ao sítio! beijinho e vamos dar luta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Guilhim. Olha desejo que no teu caso tudo se resolva e que seja algo o mais simples possível. E vamos a ver o que isto dá. Temos de dar luta a estas células malucas do nosso organismo :)

      Beijinhos e força.
      Vai dando noticias ;)

      Eliminar
  7. Estamos a torcer pelo falso positivo :) bem aqui ao teu lado.
    Beijinho e muita sorte :)

    ResponderEliminar
  8. Que tudo corra bem.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Olá! Sou nova aqui, é a primeira vez que aqui venho e estive a ler o que se passou contigo no médico e desejo-te as melhoras e um grande beijinho, e acredita que vai tudo correr bem! Para não te sentires muito mal, também sou vítima de duas doenças: a anemia grave, e tenho um tumor raríssimo na perna, e tenho o meu primo direito com uma doença mental raríssima, mas se pensarmos bem... Estas doenças só aparecem às pessoas fortes! E tu és forte! Um beijinho muito grande e que corra tudo bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Margarida.
      Desejo-te as maiores forças e as melhoras. Para ti e para os teus.
      Tudo de bom.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Que seja um falso positivo!! Beijinho.

    ResponderEliminar

Desabafa que faz bem à alma