[HELP - CONTRUÇÃO] - duvida na sala

Este fim-de-semana foram vários os amigos e familiares que visitaram a nossa casa. Todos adoraram, acharam que está a ficar super gira e que tem áreas fantásticas....... até chegarmos à sala. Ai foi cada cabeça, cada sentença.

Temos a sala e cozinha, lado a lado; sendo que no projecto tenho uma porta grande de correr para poder fechar e abrir quando me apetecer, sendo que como é lógico, tem sempre um metro e tal de parede de cada lado de forma às portas encaixarem no interior.

desenho feito no paint :p
só para perceberem a ideia


Actualmente esta divisão entre ambas ainda não está feita e a sala e cozinha estão completamente amplas. 
Surgiu imediatamente a pergunta "vais meter porta?" 
E eu expliquei a ideia. E foi um roll de opiniões. Uns dizem "deixa amplo que fica melhor" outros dizem "fecha que é melhor" e deixam-me assim na duvida.....

Os prós de ter cozinha e sala conjunta ampla:
- mais espaço
- poder dispor os moveis e sofás de uma forma mais fácil
- quando tiver na cozinha posso conviver com quem está na sala
- quando tiver filhotes posso estar na cozinha descansada enquanto os observo ali mesmo na sala
- poupo cerca de 500€ na porta
- o recuperador da sala, aquece a cozinha


Os contra:
- o cheiro. mesmo com um bom exaustor os cheiros podem ficar na sala
- o barulho. Alguém a ver tv e eu a ligar exaustor e electrodomésticos diversos
- a desarrumação. Se por um acaso tiver a cozinha desarrumada e chegar uma visita sem estar a espera, vê logo ali, a desarrumação.

E eu fico assim na duvida, se por um lado me agrada o amplo, o espaçoso, por outro os contra deixam-me de pé atrás.


Qual a vossa opinião? tem junto ou separado? mudavam? porquê?


Segue-me em: [ Facebook ] [ Instagram ]

11 comentários

  1. Olá Frutinha, eu tenho cozinha e sala sem porta. Prático é quando estão uns na sala, outros na cozinha. Mas na minha opinião pesam mais os inconvenientes: tenho de ter sempre tudo arrumado não vá aparecer alguém (e aparece sempre no dia em que por acaso não apeteceu arrumar a cozinha); os cheiros que ficam (e ficam sempre alguns); com os electrodomésticos a trabalhar (não somente exaustor) nem eu ouço a televisão, nem quem está a ver televisão consegue ouvir sem subir o som (fica confuso); quanto aos filhos, eles crescem tão rápido (eu que o diga!) que logo saem de casa e a casa fica como está.
    Muitas felicidades para e na, nova casa.
    Paulina Reys

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Gosto bastante do teu cantinho e visito-o quase todos os dias. Na minha opinião, e porque já vivi durante bastante tempo numa casa com cozinha / sala/ hall de entrada, é verdade que uma àrea ampla é bastante agradavel, mas a longo prazo não é minimamente pratico porque não é só a desarrumação que fica à vista de todos,(nem sempre se consegue ter a casa impecavel) os ruidos da cozinha incomodam imenso quem está na sala a ver tv ou a fazer outra coisa (era de tal forna incomodo que praticamente deixei de usar o exaustor) os cheiros dos cozinhados literalmente inundam a sala toda ( passava s vida a ventilar a casa e a queimar incenso), além disso a sala está sempre muito mais suja do que numa casa onde as peças estão separadas e por incrivel que pareça as gorduras de quando cozinhamos engorduram os moveis (a minha mesa da sala é de vidro e estava sempre suja) Atualmente vivo numa casa com sala e cozinha separadas e sinceramente não tem comparação, a sala está sempre muito mais organizada e limpa e já não cheira a cozinhados.

    ResponderEliminar
  3. Eu já penso ao contrario da menina de cima. Tenho e gosto de cozinha aberta. Para além de só necessitar uma tv, tenho um bebé que quando está na sala a ver tv, não me foge da vista por ser tudo aberto. Quanto à arrumação, é como tudo na vida, é claro que este género de cozinha requer mais cuidados, mas se for fechada é igual.. Convém que esteja arrumada, ne? Quanto ao barulho, discordo... Se tiver possibilidade, hoje em existem eletrodomésticos eficiente s e silenciosos, embora caros. É tudo uma questão de hábito :)

    ResponderEliminar
  4. Minha opinião: gosto de ver com porta... Nem que seja daquelas de empurrar (de mola)... Porque imagina que queres fazer uma coisa mais intimista... Depois tens sempre tudo aberto...
    Mas é só uma opinião. O que interessa é aquilo que realmente queres e o que realmente gostas. A casa é tua, não é dos outros :)
    Beijinh*

    ResponderEliminar
  5. Olá! A porta é de correr certo? Eu acho que devias colocar a porta...e quando quisesses estar a conviver com alguém mantinhas a porta aberta, mas quando quisesses estar mais confortável a ver um filme, ou já depois de jantar com tudo arrumado, podias fechar a porta e ficarias a sentir-te muito mais confortável!É mais fácil tornar o ambiente intimista dessa forma. Se a porta fosse normal acho que te dizia para não colocares mas assim...

    Uma inspiração....:

    https://pt.pinterest.com/pin/213569207306088946/

    ResponderEliminar
  6. Olha, eu vivo numa casa com open space na sala e cozinha. Separa-as um balcão. isto porque quando vivíamos noutra casa e a sala ficava separada da cozinha acabávamos por usufruir muito pouco dela. Assim usa-se muito mais os dois lugares.

    ResponderEliminar
  7. eu iria deixar a porta para abrir quando precisasse de espaço amplo e de expandir o espaço de convívio, e de fechar quando não quisesse ambos os espaços conectados. Obviamente que deixaria a porta oculta nas paredes de forma a que não se notasse a sua existência. Claro que há aqueles materiais dos quais podem fazer uma porta maciça no entanto simples que não chamasse a atenção ou se for com vidro/espelho apesar de fechada dar um ar de espaço.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Pessoas :D :D :D

    Estou a adorar ler opiniões diferentes com ideias diferentes. Desta forma talvez consiga tomar uma decisão de forma mais "forte".

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que a porta pode dar jeito! ;) Mas só vendo as áreas reais

    ResponderEliminar
  10. Eu sempre adorei ver cozinha e sala juntas. Em criança passava as tardes em casa de uma amiga que tinha assim e era uma casa tão confortável. Mas pode ter inconvenientes, claro... Procura pelo Pinterest, há lá tanta coisa, aquilo é um mundo de inspiração pode ser que encontres outra alternativa ainda melhor à porta. Um conselho: não metas daquelas portas de mola, tipo western, porque não dão jeitinho nenhum e são um perigo principalmente quando tiveres filhos. Falo por experiência própria.

    ResponderEliminar
  11. Espreita esta opinião:)

    http://dianacondesso.blogspot.pt/search?updated-max=2015-03-10T15:55:00-01:00&max-results=7&reverse-paginate=true

    ResponderEliminar

Desabafa que faz bem à alma