Despesas da Vida

Esta coisa de termos casa própria e uma data de contas a pagar muda a coisa de figura. Já mudamos de casa há coisa de meio ano mas confesso que nunca contabilizei as despesas, nunca me dei ao trabalho de apontar todos os gastos e chegar ao fim do mês e perceber quanto gastei. Nunca tinha feito um orçamento daqueles a sério onde apontava os gastos todinhoooooos, até aquele euro para jogar na raspadinha. 
Este mês estou a fazer isso, e confesso que hoje a dia 14 estou um bocado chocada. 1euro para aqui, 1 euro para ali, e já la vai uma pipa de massa. É certo que este mês tive umas despesas extra como a construção do ginásio lá de casa. Ainda assim posso-vos garantir que se recebesse o ordenado mínimo, a esta hora já andava a ar e água da chuva. A sério, quem passa por essa situação de ter esse ordenado com uma casa para "governar" deve fazer uma ginástica do caraças. 

7 comentários

  1. É precisamente por esse motivo que comecei a usar uma app para anotar os rendimentos e gastos e perceber o quanto gasto por mês (ou ano) e em que categorias (cinema, supermercado, gasolina, comer fora, etc.). É chato ter que andar a notar tudinho, mas é chocante ver a quantidade de dinheiro que gastamos sem nos apercebermos :-o
    Mas desde que comecei a usar a app, tenho conseguido controlar mais facilmente as finanças.
    Eu uso a Spending (esta é gratuita, mas há outras):
    Google Play: goo.gl/GulGQC
    iOS: goo.gl/hOi1eU

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de mencionar que este tipo de app (pelo menos a que eu uso) dá muito jeito para validar faturas no Portal das Finanças (uma vez que tenho tudo anotado, por categorias e data). Já não tenho que andar às voltas com os papéis!

      Eliminar
    2. Tenho de ver essa :) obrigado.
      Eu tenho usado a Money Lover.

      Eliminar
  2. Sempre gostei de apontar coisas e keep track da minha vida, por isso com o dinheiro não foi diferente. Quando comecei a trabalhar, comecei a apontar tudo o que ganhava e gastava. Uso a aplicação Mobills, é excelente mesmo. Simples e sem grandes confusões, fácil de usar e serve perfeitamente o meu propósito. Só quando começamos a apontar TUDO é que vemos o que desperdiçamos!

    Sou muito grata aos meus pais e penso muitas vezes na ginástica que eles fazem e fizeram para manter uma casa e dois filhos com dois salários mínimos, sem que nunca nos faltasse nada. É verdadeiramente incrível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo! olha não sei como conseguem... a sério. La em casa é so dinheiro a ir embora e nem dou por ela. Tenho um papão de dinheiro escondido debaixo da cama, so pode.

      Eliminar
  3. Só quando começamos a apontar TUDO é que nos apercebemos para onde vai o dinheiro...

    ResponderEliminar

Desabafa que faz bem à alma