O Parto

Foram precisos dois meses para ganhar coragem e vir falar do assunto. Para quem me segue sabe que a gravidez foi complicada e passei os ultimos 4meses de cama. Foi dificil gente, nao so a nivel fisico mas a nivel psicologico foi cansativo. Passar meses a fio na cama nao é coisa fácil.
O parto nao foi melhor. 

Dia 7de Junho as 9h fui ao hospital para mais uma ctg, por indicação medica ja ia de malas feitas porque a probabilidade de ficar no hospital era muita, e assim foi. Ctg feito, ja com contrações, toque feito, e fui encaminhada diretamente para a sala de partos para a indução.
Felizmente que o pai pode estar sempre presente desde o primeiro minuto e isso valeu muito. Ate as 15h nao se passava nada comigo. Zero dores. De um segundo para o outro deu-me uma dor forte dentro de mim e comecaram as contracoes logo de minuto a minuto. Pedi epidural. E aqui começou tudo a correr mal. Com contracoes de minuto a minuto e com os musculos super duros de meses a fio imobilizada, dar epidural foi so um filme e demorou seculos a dar. Entretanto comecaram as perguntas "ja sente menos dores?" Disse sempre que nao. Iam dando maia um bump de anestesia, e outro, e outro. Ate lhes perdi a conta. Meia hora depois continuava cheia de dores e com uma perna totalmente dormente. Chamaram outro anestesista e chegou-se a conclusao que a epidural estava mal colocada. Pediram-me autorizacao para retirar e voltar a colocar, e apesar dos riscos disse que sim. Eu só queria que as dores acabassem!!! Nao é o fim do mundo mas aquilo doi a valer. No momento que iam para me tocar a enfermeira parteira diz que está na hora e para esquecer a epidural, está na hora de fazer força. Siga sem epidural. Acho que nem pensei muito no assunto, mas o pior ainda estava para vir.
Acabou por ser um parto com ventosa e com o belo do corte. Que me batam as mães que adoraram parir mas eu ca detestei. É uma sensação horrivel, parece que nos estao a arrancar tudo la dentro. As tantas so me apetecia gritar para pararem com aquilo por favor. Era a medica com a ventosa e outra na barriga. Um filme. Finalmente tinha o meu bebe nos braços e nunca mais vou esquecer esse momento, nunca mais vou esquecer aquele milesimo de segundo a espera do choro dele, e o alivio ao ouvi-lo.
A placenta nao queria sair, a medica optou por deixar ficar e ir cozendo "ela sai por si vamos cozendo". Lembro-me perfeitamente dela passado uma meia hora perguntar a que horas tinha nascido o bebe e a cara dela quando olhou para o relogio. Percebi logo que se passava alguma coisa. Quem fez o parto foi a minha medica e ja lhe conheço as expressões.
Chamou uma enfermeira. Chamou outra. E em menos de nada estava a puxar a placenta, as duas enfermeiras a fazer uma força bruta em cima de mim, o bebe no colo do pai, e eu aos gritos. Estava a parir outra vez depois de exausta. A medica transpirava e as unicas palavras que lhe saiam da boca eram "por amor de deus". Um tempo depois, que me pareceu uma eternidade mas foi uns 15/20min saiu a placenta. A medica respirou de alivio. Eu achei que ia desfalecer de cansaço. Tive de ser ressuturada.
Para ajudar à festa fiquei com uma anemia de caixao a cova e custava-me horrores estar de pé porque achava que caia a qualquer momento. Lembro-me da segunda noite... o bebe a chorar a querer ser embalado, eu incapaz de tar sentada por causa das dores, e a bufar em pé no quarto com ele no colo de um lado para o outro concentradissima para nao cair no chao. Andei a fazer ferro intravenoso e quando achava que ia ter alta no domingo, sabado a noite tudo comecou a correr mal. Fui literalmente incapaz de tar em pe e mesmo deitada achava que ia desmaiar. Eram umas 6h da manha quando pedi ajuda as enfermeiras e avisei que achava que estava a desmaiar. Chorei a manha toda e a manha toda ouvi "tenha calma isso é um efeito da anemia". Mas eu achava que aquilo nao era normal. Cada segundinho achava que ia desmaiar. Acabei por ir fazer exames e chegou o veredito, tinha restos de placenta e tinha de ser operada de urgência. Nunca mais me esquece das palavras. Eram duas da tarde e ouvi "tem de ir para ciriurgia de urgência, vai fazer jejum 8h e às dez entra na fila para o bloco". Desatei em pranto. Vim o caminho todo desde a sala dos exames ao meu quarto, de cadeira de rodas, a chorar e soluçar.
O resto do dia fui incapaz de alimentar o meu bebe e era a enfermeiraa a fazê-lo. O pai ia dando colinho e trocando as fraldas. Eu fiquei na cama, toda a tarde, a chorar. As lágrimas nao paravam de me correr pela cara abaixo. Depois de todo o filme do parto ninguem merecia isto.
Quem ja foi mae sabe como ficam as hormonas no pos parto e passar por isto foi extremamente dificil.
So via tudo a correr mal. Entrei na quinta. Devia sair no sabado. E no domingo tava a ser informada que ia para cirurgia de urgencia. Na minha cabeça so via tudo a correr mal. Foi horrível.
As visitas terminam as 20h mas as enfermeiras foram impecaveis e deixaram  ficar o pai ate as 22h. Hora que entrava na fila de bloco. Quando ele se foi embora toda eu tremia. "E se fico aqui horas a fio sozinha à espera da cirurgia? Vou dar em doida". Felizmente uns dez minutos depois a enfermeira chega e diz-me para ligar com urgencia ao pai a informar que ia para a cirurgia porque ia descer ja ja para o bloco, e que dai a duas tres horas ele poderia ligar a pedir informacoes. Lembro-me que as unicas palavras que me saiam da boca eram "por favor nao se esquecam do meu bebe". A ideia de ele ficar la sozinho com a enfermeiras estava-me a aterrorizar.
Felizmente a cirurgia correu bem, fui para o recobro e quando acordei e cheguei ao meu quarto a primeira coisa que perguntei foi pelo meu bebe. "O seu bebe esta bem, tem estado sempre sossegadinho,ja lho trazemos". Entretanto adormeci compeltamente dopada ainda da anestasia geral. Uns bons pares de horas depois acordaram-me e trouxeram o meu bebe. Passou o resto do tempo ao meu colo.
Eu achava que depois de um gravidez de merda como eu dizia, so podia ter um parto santo. Nao estava minimamente preparada para um cenario daqueles. Ja fui extremamente fragil para o momento do parto e com tudo a correr mal, foi extremamente dificil para mim. Para mim e para o pai. Que ali, no momento, decidimos que o Xavier irá ser filho único.

9 comentários

  1. Ler o teu relato quase me levou às lágrimas e não te conheço. Eu tive uma gravidêz complicada que acabou abruptamente às 29 semanas numa cesariana de urgência. O pós parto foi difícil com os bebés na Neo, as hormonas descontroladas e eu com um infeção num rim. Mas nada se compara aos que descreves. Percebo que digas que o Xavier vai ser filho único. Beijinho e coragem. O amor do teu bebé vai suavisar essa memória de um parto tão difícil.

    Joana

    ResponderEliminar
  2. Estou grávida no momento, e confesso que o que tenho mais receio é o parto ! Felizmente depois do pesadelo tudo acabou em bem :)
    Muitas felicidades com o teu Xavier :)

    ResponderEliminar
  3. Ola!Nunca comentei mas depois deste relato nao podia deixar de o fazer. Eu,ao contrario de ti,tive uma gravidez santa. O parto foi um pouco longo e tambem com ventosa e corte, mas sempre sob efeito da epidural. Infelizmente tive muitos problemas com a amamentacao, e um bebe que passava as noites a chorar.Tal como tu, disse que nao queria ter mais filhos. Chorei ao ler o teu relato. Agora que tens o teu bebe contigo espero que o amor eos momentos felizes que vais viver com ele se sobreponham a todos esses momentos menos bons. Beijinhos SM

    ResponderEliminar
  4. Olá.. Ler o teu relato e ter em mente o que me aconteceu à 7 meses, fiquei para aqui a chorar baba e ranho... O meu foi mau mas o teu consegue ser muito pior.. Ninguém merece...
    Compreendo todas as tuas palavras..
    Com o passar dos meses a dor interior vai minimizando, mas nunca esquecendo... Fica uma historia para contar.. Beijinhos, muito forca e tudo de bom para ti e para o teu bebe..

    ResponderEliminar
  5. Caramba, ninguém merecia passar por isso. Estou aqui de coração pequenino... força para ti! E agora sorri com o teu Xavier no colo! Beijinho grande

    ResponderEliminar
  6. Olá! Nunca comentei mas revi-me nas tuas palavras... Quando tive a minha bebé também cá ficaram restos minúsculos de placenta... Mas no meu caso só dei conta passado uma semana e tal após parto, após já estar em casa... Comecei a ter febres e a não conseguir colocar as costas direitas, com umas dores muito fortes na barriga e voltei ao hospital onde me disseram que teria que ir ao bloco operatório e posteriormente ficar internada com antibiotico intra venoso.
    Ninguem merece passado uma semana e tal após parto, andarem a "mexericar" outra vez no nosso pipi! :(
    O que me custou mais foi estar 5 dias no hospital internada em que só tinha visitas à tarde e passava a noite sozinha com a bebé.... Ou seja quando mais precisava de apoio com o recem nascido, não estava lá ninguem... quando mais precisava da minha familia, do meu colo não estava lá ninguem... quanto mais precisava de falar com alguem familiar, não estava lá ninguem...
    Sem falar que como era eu a internada, a doente... os pediatras iam ver os outros bebes nascidos nessas salas e à minha não pesavam, não vigiavam... porque diziam que eu é que era a doente.... Senti -me muito sozinha nesses 5 dias mas o que já lá vai, lá vai!
    No meu caso, com uma gravidez santa e um parto santo (sem cortes) tive um pos parto muito triste...
    Beijinhossss e que corra tudo bem!

    ResponderEliminar
  7. Sofri a bom sofrer para tirarem a placenta toda, doeu mais que tudo o resto. Estive a antibiótico mas não precisei de voltar ao bloco. Efetivamente tens toda a razão para estar cansada da experiência, que foi só horrível.
    Agora é só esperar que venham aí dias santos com o Xavier!
    Felicidades

    ResponderEliminar
  8. A certo momento achei que não ia conseguir ler o teu post todo, até me vieram as lágrimas aos olhos. Espero que venham dias melhores e mais calmos, para que possas aproveitar bem o teu bebé.

    ResponderEliminar
  9. UAU é tudo o que consigo dizer! Que relato absolutamente incrível.
    Tenho pena que depois de uma gravidez tão conturbada tenhas tido um parto deste género.
    No final de tudo o que importa é que os três estão bem e felizes.
    Um mega beijinho*

    ResponderEliminar

Desabafa que faz bem à alma