Pos parto

Depois de um parto que foi dificil  e não correu propriamente bem,  o pós parto foi obviamente bastante dificil.
Fiquei extremamente afetada com a experiência e foram precisos quase dois meses para fazer as pazes comigo mesmo. Foram precisos quase dois meses para conseguir falar do parto sem desatar a chorar e a soluçar. Cheguei mesmo a ter medo de entrar em depressão.
Lembro-me da enfermeira que nos acompanhava nas passagens do Xavier, onde iamos dia sim dia não, estar preocupada comigo. Lembro-me da pediatra do Xavier estar preocupada comigo. Porque era isto, cada vez que falava do parto chorava, e chorava muito.

Para ajudar à festa, o bebe nunca pegou na maminha. Por mais tentativas, por mais ajudas de enfermeiras, ele simplesmente nao pegava. E das poucas duas ou tres vezes que pegou nao sabia sugar e basicamente ficava ali a xuxar.
As enfermeiras andavam de volta de mim toda a santa hora para o meter a maminha e nada.

A perder peso a olhos vistos foram colocadas duas opções ainda no hospital. Esquecia de todo a amamentacao e passavamos a dar suplemento. Ou, passava a ir a maquina tirar leitinho e dava-lhe ate ele aprender. Optei pela segunda. Nao me arrependo mas nao sei se hoje tomaria a mesma decisão. Mais uma vez passamos dias mt difíceis e foi uma experiência que me esgotou muito, quer psicologicamente quer fisicamente.

O Xavier nasceu assim para o pequenito e a perder peso durante duas semanas,  passou a ter de beber leitinho de 2em 2h..se tivesse a dormir a ordem era acordar.
Ora, eu tirava leite quando ele dormia e eu demorava quase 1h a faze-lo. Sendo que nao conseguia adormecer imediatamente, acabava muitas vezes por nem dormir entre os leitinhos ou no maximo meia hora. Andava de rastos.

Ao fim de umas duas semanas percebi que aquele nao podia ser o caminho e tinha de tomar a decisao de parar com aquilo.
Como me disse a pediatra, "antes uma mãe capaz de tomar conta do bebe e dar leite artificial, do que uma mae dar maminha mas não ser capaz de tomar conta do seu bebe"

Chorei muito quando percebi que tinha de acabar com aquilo. Sempre imaginei que o bebe ia nascer, ia mamar na maminha e pronto tava feito. Mas nao foi assim mais uma vez a vida fez-me uma rasteira.

Hoje olho para tras e estou em paz com a minha decisao de parar de tentar amamentar. Felizmente tive comigo profissionais de saude que me apoiaram em tudo e nunca me pressionaram a continuar com aquilo que estava a ser uma enorme cruz para mim, para nós.

Claro que hoje, quando digo que nao dou maminha levo com olhares e comentarios maldosos mas ja nao ligo nem me afetam minimamente. Tomei a decisao que achei que devia tomar pelo meu bem e pelo bem do meu filho. Porque o leite nao é tudo, é preciso conseguir estar lá presente para ele e eu nao estava a conseguir estar.
Hoje sinto-me em paz com tudo o que passei.

4 comentários

  1. O pós parto mete-nos à prova em todos os aspectos... As hormonas todas ali a saltitar não ajudam em nada...
    A maternidade nada é linear, não podemos criar expectativas. Eu digo muitas vez que "a maternidade é mesmo um mar de rosa e como tal tem espinhos, picamos muitas vezes neles mas não deixa de ser a melhor coisa do mundo".
    Fizeste o melhor para o teu filho e fizeste o melhor para ti <3 Vai tudo correr bem :-)

    ResponderEliminar
  2. Considero que, de momento, também se presta o culto da amamentação. Eu espero um dia poder amamentar, mas espero ter o discernimento (ou ter alguém me ajude) de decidir parar quando perceber que não é o melhor. Acredito que se não é o melhor para a mãe também não é o melhor para o bebé. A minha melhor amiga quase entrou em depressão porque na cabeça dela só o leite materno fazia sentido...e porque, mais uma vez, é isso que a sociedade nos impõe.

    ResponderEliminar
  3. Demorei 2 anos a aceitar o que o parto me "ofereceu" (como não se vê todos desvalorizam). Mas só consegui fazer as pazes comigo (e com o mundo) há 21 meses atras, depois do segundo parto, 3 anos e meio depois.
    Foi tão bom, mas doeu mais que o primeiro, que passado uns dias já pensava em repetir.
    Felizmente amamentei, apesar de ter um início bem complicado. Já são 21 meses a amamentar o 2º filhote e sem pressões para terminar.
    É o que é e só temos de aceitar, o bom e o mal...
    SM

    ResponderEliminar
  4. Só li hoje e revejo-me tanto. Os meus gémeos também nunca pegaram na mama. Vim para casa com eles a dar-lhe o leite de um biberão se silicone que ia apertando, pois eles nem num biberão mamavam. Tirava o meu leite com a bomba, que não dava nem para 1, e fiquei na mesma situação de não dormir entre mamadas. Fiz uma mastite e resolvi parar com a amamentação, secar o leite. Foi um decisão difícil, mas foi o melhor para todos. Claro que há sempre quem olhe de lado, mas ao fim de um tempo ganha-se calo e deixa de nos afetar. Mas num pós parto difícil, esta pressão da amamentação pode ser muito complicada de ultrapassar. Cada caso é um caso, e os julgamentos de quem não está na nossa pele são completamente desnecessários.

    ResponderEliminar

Desabafa que faz bem à alma